O Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de divulgar o conhecimento científico, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais. Este Dia, que se comemorou a 16 de abril, foi também assinalado pelo Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).
O Departamento da Voz do Serviço de Otorrinolaringologia do HFF – composto pelas médicas Mafalda Trindade Soares e Marta Melo e pela terapeuta da fala Ana Rita Alemão- realizou um rastreio de patologia vocal e ensino de cuidados vocais dirigido à comunidade, mas também a profissionais do HFF. Vários membros do Coro do HFF aderiram a este desafio lançado pelo departamento de Voz, pois melhor do que ninguém reconhecem a importância de manter o aparelho vocal saudável e cuidado, para nos brindarem com as memoráveis interpretações a que já habituaram o seu público.
Este rastreio foi realizado por videoconsulta e presencialmente e procurou identificar e despistar doenças das cordas vocais, bem como situações de mau uso e abuso vocal. Na sequência desta iniciativa, os casos pertinentes foram assinalados e encaminhados para uma consulta da especialidade no HFF.
Para Mafalda Trindade Soares, médica no serviço de otorrinolaringologia do HFF e responsável da Consulta da Voz do HFF, ” é fundamental promover a consciencialização da população sobre a importância da voz e os cuidados de saúde vocal”. Iniciativas como esta realizada no âmbito do Dia Mundial da Voz têm também como objetivo ” alertar grupos específicos de profissionais que usam frequentemente a voz no seu trabalho, que a mesma deve ser preservada e estimada, sendo um dos principais objetivos do Departamento da Voz oferecer às pessoas que o procuram as ferramentas necessárias para que possam cuidar da sua voz com sucesso”, conclui.
A adesão massiva a esta iniciativa levou a que esteja a ser organizado um segundo dia de rastreio, nos mesmos moldes. Este rastreio adicional permitirá dar resposta ao grande número de solicitações recebidas.