Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do HFF retoma sessões cinematográficas terapêuticas

19 Abril, 2021

Integrada nas atividades terapêuticas do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), realizou-se na passada quinta-feira o visionamento de uma obra cinematográfica. O objetivo é estimular o treino cognitivo dos utentes, dado que o visionamento é seguido, na sessão terapêutica seguinte, de uma discussão do filme.

Esta é uma atividade que se realizava com regularidade no próprio serviço de psiquiatria. No contexto da pandemia esta atividade foi suspensa, em março de 2020, e retomou agora a sua programação.

Todas as medidas de proteção contra a COVID-19 são respeitadas no decurso destas sessões. As sessões de cinema passaram a ter lugar no grande anfiteatro do HFF que tem capacidade para 120 pessoas estando apenas presentes 16 utentes do serviço de psiquiatria, garantindo assim um considerável distanciamento físico entre todos.

Está comprovado cientificamente que o benefício terapêutico deste tipo de atividade é muito significativo: em termos psicossociais, recreativos e também de estimulação cognitiva.

Para Ana Lima, terapeuta ocupacional do Hospital de Dia do Departamento de Saúde Mental do HFF, “era crucial retomar esta atividade com os nossos utentes, num contexto em que passámos a ter sessões de terapia com grupos de apenas três ou cinco utentes, dependendo das normas de segurança em vigor, pois muitos deles já não estavam juntos há mais de um ano”.

Os benefícios desta terapêutica, e das atividades em grupo em geral, “é extramente estimulante principalmente numa altura em que muitos dos nossos utentes, tal como todos nós, estamos privados deste convivo social que estimula a nossa mente”, conclui Ana Lima. O filme escolhido foi “Que mal fiz eu a Deus?”, uma comédia sobre preconceitos e expectativas sociais.