Dia Mundial e Dia Nacional do Farmacêutico

27 Setembro, 2021

Este fim de semana foi especial para todos os farmacêuticos. No sábado, dia 25 de setembro, celebrou-se o Dia Internacional do Farmacêutico, e no domingo, dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico.
A comemoração destes dias tem como objetivo promover a profissão farmacêutica, que conta com séculos de existência. O primeiro diploma sobre a atividade farmacêutica é a Carta Régia dos Boticários do Reino (os farmacêuticos eram designados por boticários), datada do ano 1449, do Rei D. Afonso V.

Nestes dias estão de parabéns todos os farmacêuticos que prestam apoio aos portugueses diariamente. E aqui se deixa uma palavra especial aos 19 farmacêuticos hospitalares do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) que diariamente dão o melhor de si e aplicam os seus conhecimentos em prol da saúde de todos os nossos utentes.

O farmacêutico é considerado um profissional de saúde altamente especializado no medicamento e tudo o que lhe está associado, desempenha um papel de destaque em todas as fases do seu circuito, desde a sua produção, dispensa e respetiva toma pelo utente. As principais funções dos Farmacêuticos Hospitalares são:

• seleção e aquisição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos;
• armazenamento de medicamentos e gestão de stock;
• validação farmacêutica da prescrição;
• preparação de medicamentos estéreis, incluindo antineoplásicos, e preparação de medicamentos não estéreis;
• preparação de Nutrição Parentérica;
• distribuição de medicamentos para doentes internados;
• distribuição de medicamentos aos doentes em regime ambulatório;
• farmacocinética;
• farmacovigilância;
• participação em ensaios clínicos e gestão de medicamentos experimentais;
• informação sobre medicamentos;
• colaboração na elaboração de protocolos terapêuticos;
• participação em Comissões Técnicas (Farmácia e Terapêutica, Infeção Hospitalar).

Desejamos que tenha sido um fim de semana feliz para todos os que fazem desta profissão uma mais-valia para os sistemas de saúde.