Médica do HFF participa em simpósio internacional sobre amamentação e lactação

24 Setembro, 2021

Realizou-se nos dias 22 e 23 de setembro o 15º Simpósio Global de Amamentação e Lactação, evento que contou com a participação de mais de 1.300 inscritos e que, pela primeira vez, decorreu em formato totalmente virtual. Este encontro científico contou com a presença da médica neonatalogista e diretora da Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais de Neonatologia (UCIEN) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), Rosalina Barroso, que fez parte do painel de 12 especialistas internacionais na temática da amamentação e lactação.

A apresentação de Rosalina Barroso teve por tema: “Increasing the dose of mother’s own milk in the NICU: A quality improvement approach” / “O aumento da dose do próprio leite materno na UCIEN: uma abordagem de melhoria de qualidade”. Teve por base um estudo desenvolvido na UCIEN do HFF, conduzido por Rosalina Barroso com a colaboração de diversos profissionais do HFF.

Os benefícios da amamentação para mães e bebés são mais do que evidentes e estão estabelecidos nas Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação do uso exclusivo de leite humano para todos bebés, em especialmente bebés prematuros. Esta importância é ainda mais profunda em bebés internados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.

Foi nesse sentido que o estudo apresentado analisou a implementação de uma série de medidas práticas para aumentar a lactação e a consequente maior disponibilidade de leite materno, na UCIEN do HFF, principalmente nos primeiros 14 dias de vida do bebé. Estas medidas de melhoria da qualidade têm se mostrado eficazes no aumento da quantidade e disponibilidade de leite materno e a consequente melhoria da amamentação nos bebés hospitalizados.
Os dados deste estudo demonstram assim que melhorias substanciais na dose de leite materno podem ser alcançadas através da implementação de práticas de lactação baseadas em evidência. Da adoção destas práticas resultam ganhos notórios em saúde para os bebés prematuros.