Dia Nacional da Luta contra a Obesidade

21 Maio, 2022

Para assinalar o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade, a Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), deixa algumas recomendações para prevenir esta doença nas crianças.

Os primeiros anos de vida são cruciais para moldar preferências e comportamentos alimentares na vida adulta. Será importante a partir dos 5-6 meses treinar paladares e texturas, de modo a ensinar à criança, desde o primeiro ano de idade, a gostar de tudo.
Para controlo da densidade energética da dieta poderá ser pertinente reduzir a ingestão de açúcares, controlar a ingestão de gordura, aumentar o consumo de legumes nas refeições principais, preferir cozinhados do tipo salteados, estufados e assados, utilizar ervas aromáticas em detrimento do sal e promover a água como única bebida a ser consumida diariamente.
Relativamente aos lanches e snacks é necessário estar alerta para as compras alimentícias no bar escolar, que pode desencadear o consumo de alimentos altamente calóricos.
Não menos importante é essencial promover a prática de atividade física a gosto da criança – natação, ballet, futebol, corrida ou outra – deve ser realizado regularmente pelo menos durante 30 minutos.