Dia Nacional do Doente Coronário

14 Fevereiro, 2022

Hoje, dia em que se celebra o Dia Nacional do Doente Coronário (14 de fevereiro) destacamos a unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Fernando Fonseca, elemento fundamental da primeira linha do socorro do Serviço de Cardiologia a pacientes vítimas de enfarte agudo do miocárdio. Esta Unidade, equipada com os mais desenvolvidos equipamentos de primeira intervenção, atuou, em 2021, em 587 situações de enfarte.

O enfarte agudo do miocárdio, vulgarmente conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes. Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Não ignore estes sintomas. Se suspeitar que está a ter um enfarte ligue rapidamente 112 e siga as instruções que lhe forem dadas.