Dia Nacional do Farmacêutico 

26 Setembro, 2022

O Dia Nacional do Farmacêutico assinala-se, anualmente, a 26 de setembro, desde 1989. Esta data especial tem como objetivo divulgar a profissão farmacêutica, que conta com séculos de existência.  

Os Farmacêuticos desempenham a sua atividade em diversas áreas, não só na farmácia hospitalar e farmácia comunitária, mas também na investigação científica, indústria farmacêutica, distribuição de medicamentos, análises clínicas e genética humana, assuntos regulamentares e ensino.

“O farmacêutico é considerado um profissional de saúde altamente especializado no medicamento e tudo o que lhe está associado, desempenhando um papel de destaque em todas as fases do seu circuito, desde a investigação, produção, dispensa, até à toma pelo utente”, refere Vasco Rodrigues, Diretor do Serviço de Farmácia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). 

E acrescenta: “a nossa missão é assegurar a terapêutica necessária ao tratamento dos doentes com qualidade, segurança e eficácia, monitorizando os resultados e a satisfação dos doentes e dos profissionais envolvidos”. 

No HFF, contamos com uma equipa de 18 Farmacêuticos Hospitalares que prestam apoio diariamente aos nossos utentes e profissionais de saúde. A todos eles, reconhecemos o empenho e dedicação! Feliz Dia!