Dia Nacional do Terapeuta da Fala

17 Novembro, 2022

O Dia Nacional do Terapeuta da Fala, assinalado a 14 de novembro, foi criado com o objetivo de promover a profissão, sensibilizando a comunidade para a importância do tratamento de perturbações ao nível da comunicação e da deglutição.

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana e da deglutição, ao longo de todas as fases da vida. As principais áreas de intervenção situam-se ao nível da linguagem oral e escrita, da fala, da voz e da alimentação de forma segura. As/os terapeutas estão integradas/os em equipas multidisciplinares nos diferentes serviços, de internamento e ambulatório. Contribuem ainda na realização e participação em projetos de investigação e no acolhimento anual de estagiários de várias instituições.

As cinco profissionais do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) estão distribuídos por dois serviços, tendo em conta as suas áreas de especialização. Três integram o Serviço de Medicina Física e Reabilitação (MFR) e duas, o Serviço de Otorrinolaringologia (ORL).

Os casos para intervenção, são sinalizados pelas várias especialidades do HFF ou pelas Unidades de Saúde de Cuidados Primários (Centro de Saúde).

A intervenção da/do Terapeuta da Fala rege-se pela eficácia das intervenções, grau de satisfação dos utentes, procura de melhoria contínua, baseada na melhor evidência científica e boas práticas disponíveis, não esquecendo a promoção da humanização dos cuidados, de acordo com os princípios éticos do HFF.

O HFF reconhece e valoriza o empenho e profissionalismo da sua equipa!