HFF promove simpósio e formação para assinalar Dia Mundial da Diabetes

17 Novembro, 2022

Com o objetivo de sensibilizar para o tratamento e prevenção da Diabetes, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) promoveu duas iniciativas que assinalaram o Dia Mundial daquela patologia. O 3º Simpósio da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes de Amadora e de Sintra juntou profissionais do Hospital e dos Agrupamentos de Centros de Saúde, dos dois concelhos. O workshop para grávidas foi organizado pela Consulta Externa do HFF.

No 3º Simpósio UCF da Diabetes de Amadora e de Sintra estiveram em debate temas como: «Diabetes e risco cardiovascular», «Diabetes e Covid – a experiência do HFF»; «Terapêutica nutricional na diabetes», a par da apresentação de vários casos clínicos.

Na sessão de abertura, Joana Chêdas, presidente do Conselho de Administração do HFF congratulou a iniciativa e realçou: “Os temas que vão estar hoje em debate, tanto nas palestras como nos casos clínicos, reforçam a importância da coordenação e integração de cuidados na melhoria dos processos de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento da diabetes.”

A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes é um órgão composto por elementos do HFF, ACES Amadora e ACES Sintra cuja função é avaliar e supervisionar o seguimento clínico e as prescrições na área da Diabetes, elaborar projetos e atividades em conjunto e coordenar os cuidados prestados aos doentes com diabetes, desde a idade pediátrica até à idade adulta.

Na Consulta de diabetes do HFF, composta por uma equipa multidisciplinar de especialistas, foram realizadas em 2022, 4241 consultas (213 de pediatria e 4028 de adultos).