Doação de sangue: um ato salva-vidas

13 Janeiro, 2022

Além de vir dar sangue pela primeira vez, Bárbara Martins, de apenas 18 anos, ainda se voluntariou para levar o nosso cartaz de apelo à doação e para ser embaixadora do nosso Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT), de modo a consciencializar amigos/as e colegas da importância de dar sangue. “Podemos salvar vidas”, disse.

Apesar de estarmos no início de 2022, esta não foi uma resolução de Ano Novo, uma vez que toda a família de Bárbara – pais e irmã – são, desde que tem memória, dadores. Chegou agora a sua vez de se iniciar neste ato tão nobre que é dar sangue.

“Há pessoas com doenças graves que precisam de transfusões de sangue e nós, ao fazer a nossa doação, estamos a ajudá-las”, afirma Bárbara.

 E acrescenta: “Sinto que fiz algo de bom. Que alguém pode vir a precisar e a utilizar o meu sangue e que eu posso salvar a sua vida. E isso é mesmo importante!”.

Bárbara veio ao SSMT do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) com o seu pai, João Martins, e ambos fizeram a sua doação em simultâneo. “O meu pai disse-me que vinha dar sangue hoje e perguntou-me se eu queria vir. Eu disse logo que sim, claro. Marcámos e viemos”.

Tal como conta, o processo foi célere e indolor: “A experiência foi boa, nada traumática. É simples, rápido e não dói. Vou voltar, com certeza.”

Desde sempre que Bárbara Martins percebe a necessidade de ajudar e de cuidar dos outros. Tem como projeto futuro seguir carreira como profissional de saúde, em Reabilitação Psicomotora. Mas, para já, agora, enquanto embaixadora do SSMT do HFF, a jovem dadora vai fazer por explicar às pessoas da sua idade, mas não só, a importância de dar sangue.

 “Simplesmente, fazê-los entender que há pessoas que precisam de sangue e o quão importante é podermos ajudar. Vou insistir para que venham, pois podem salvar vidas”, termina.

Dar sangue é seguro. Faça a sua dádiva no SSMT do HFF nos dias úteis, entre as 8h30 e as 15h00, com exceção das terças-feiras, em que pode fazê-lo até às 17h00.

É necessário o agendamento prévio da dádiva de sangue, através do número 214348279, para permitir o distanciamento social e o cumprimento de todas as regras de segurança.