Enfermagem do Serviço de Neonatologia do HFF promove Ciclo de Webinares

22 Outubro, 2021

A equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai organizar um ciclo de Reuniões Científicas subordinadas ao tema “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”. O objetivo é promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da Neonatologia, esperando proporcionar momentos formativos significativos para a prática clínica dos profissionais de saúde que prestam cuidados nestes contextos.

Os avanços tecnológicos e a evolução do conhecimento científico na área perinatal têm permitido uma maior sobrevivência dos recém-nascidos de alto risco. Porém, os internamentos prolongados no período neonatal traduzem-se em eventos e vivências traumáticas para os recém-nascidos e suas famílias, pelo que é fundamental implementar intervenções que apoiem o neurodesenvolvimento e que reconheçam as suas necessidades multidimensionais.

Deste modo, torna-se clara a necessidade de que todos os profissionais de saúde que trabalham com os recém-nascidos de alto risco e as suas famílias repensem e reflitam (de forma sistemática e estruturada) sobre os cuidados prestados, uma vez que estes terão impacto significativo a curto, médio e a longo prazo na sua qualidade de vida. Sob o formato de Webinar e com uma periodicidade bimestral, a primeira Reunião Científica realizar-se-á no próximo dia 15 de novembro de 2021 (de forma a antecipar e assinalar o Dia Mundial da Prematuridade), às 17h, abordando o tema “Problemas Ético-legais no cuidado ao Recém-nascido e seus Pais”.

Nesta primeira Reunião contamos com a colaboração da Professora Doutora Ana Paula Nunes (ESSCVP) e do Professor Doutor Sérgio Deodato (UCP: ICS), com o objetivo de dotar os profissionais de saúde que prestam cuidados no contexto de Neonatologia de aptidões técnicas, éticas e deontológicas que lhes permitam dar resposta aos inúmeros desafios diários com que são confrontados, tendo por base uma tomada de decisão fundamentada. A participação nestas Reuniões Científicas é gratuita, mas está sujeita a inscrição através do seguinte link:  https://forms.office.com/r/WKXmMFRSQQ

Em caso de dúvidas ou sugestões de temas para discussão, pode contatar a comissão organizadora através do seguinte email: rc-neonatologia@hff.min-saude.pt

Próximos temas das Reuniões Científicas:

  • Stress Pós-traumático: a Parentalidade após a Neonatologia [17 de janeiro 2022]
  • Qualidade de Cuidados: a importância da Comunicação [14 de março 2022]
  • A importância da Gestão Nutricional no Recém-nascido de Alto Risco [16 de maio 2022]