Manual para corresponsabilização parental na prestação de cuidados apresentado no HFF

25 Outubro, 2021

No próximo dia 27 outubro, às 10:00h, decorrerá no anfiteatro do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) o lançamento e apresentação publica do “Manual Nacional PARENT – Paternidades Envolvidas e Cuidadoras: Da Teoria à Prática”, que versa sobre a importância da paternidade e do cuidado nas políticas públicas de igualdade.

Este Manual resulta do Projeto Internacional “PARENT – Promoção, Sensibilização e Envolvimento de Homens nas Transformações do Cuidado”. Implementado entre 2019 e 2021 e constituído por quatro parceiros europeus: Portugal, Áustria, Lituânia e Itália, coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), o Projeto visava enfrentar os desafios da prevenção e erradicação da violência contra mulheres e crianças, envolvendo os homens na coresponsabilização parental e na prestação de cuidados, e promovendo uma parte igual do trabalho de cuidados não remunerados.

Na apresentação deste Manual estarão presentes como oradores: Sandra Ribeiro – Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Vera Cardoso – Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia do HFF, Vasco Prazeres – Coordenador do Núcleo sobre Género e Equidade em Saúde da DGS, Tatiana Moura e Milena do Carmo – Coautoras do Manual e investigadoras do CES/UC e a Diretora-Geral da Saúde – Graça Freitas.

O Projeto foi Financiado pelo Programa de Direitos, Igualdade e Cidadania da União Europeia e através de parcerias com organizações locais na Áustria, Itália, Lituânia e Portugal. Foram desenvolvidas várias atividades e campanhas de sensibilização para promover mudanças nas atitudes e comportamentos sociais relativamente aos papéis de género na prestação de cuidados.

Este Manual pretende ser uma referência para a importância do envolvimento e inclusão dos homens no exercício da paternidade e do cuidado, enfatizando os benefícios que dele decorrem para a saúde materna, infantil e familiar, além de incentivar o autocuidado masculino. É composto por uma componente teórica e uma componente prática privilegiando as especificidades do contexto português e exemplos nacionais de melhores práticas no sentido da valorização da saúde.

A lotação do anfiteatro do HFF está limita pelo que os interessados poderão também assistir online, via TEAMS, à apresentação no Manual através do seguinte link: https://bit.ly/3E3hT8u