Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos faz 12 anos

21 Julho, 2022

A Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) celebra hoje os seus 12 anos. Atualmente sob coordenação de Maria Paula Custódio, a equipa foi fundada em 2010, por Teresa Cruz, tendo sido coordenada por Iuri Correia, entre 2017 e 2018.

A equipa multidisciplinar é constituída por profissionais de várias áreas: Enfermagem, Medicina, Psicologia e Serviço Social, contando com o apoio de profissionais de Nutrição, Fisioterapia, Assistência Espiritual/Religiosa, entre outros.

A sua atividade é desenvolvida a nível da consulta externa e internamento. Tem a seu cargo a gestão de seis camas no internamento e presta consultoria a todos os doentes internados na compensação sintomática, gestão familiar, facilitação do processo de adaptação/aceitação da doença, apoio na comunicação, articulando com as equipas médicas/técnicas, o planeamento da alta.

A EIHSCP desempenha ainda um papel de grande relevância na articulação com estruturas e equipas da comunidade que dão continuidade aos cuidados prestados ao doente

A Equipa desenvolve também atividade formativa pré e pós-graduada, bem como através de ações de formação interna e/ou externa que favoreça a melhoria da qualidade e da segurança dos cuidados a prestar aos doentes, através das boas práticas e atitudes dos profissionais, no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional.

Parabéns a toda a Equipa!