Hoje é Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação

20 Julho, 2022

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) iniciou a sua atividade organizada de doação de órgãos em 2009, na altura apenas com o coordenador hospitalar de doação e o seu substituto, mas progressivamente com mais elementos com formação específica.

Em março de 2017 foi formalmente criado o Núcleo de Coordenação Hospitalar de Doação (NCHD), que conta atualmente com nove elementos e cuja coordenação está a cargo de Ana Paula Fernandes, médica do Serviço de Medicina Intensiva.

Entre 2009 e 2021 foram colhidos 209 órgãos; entre 2013 e 2021 foram colhidas 327 córneas e efetuados 87 transplantes de córneas; entre 2016 e 2021 foram efetuadas 1218 colheitas de sangue do cordão umbilical.

As atividades do NCHD têm sido crescentes ao longo do tempo:

• Até 2013 apenas se fazia no HFF colheita de órgãos em dadores em morte cerebral;
  • A partir de 2013 teve início o programa de colheita de córneas em dadores em coração parado e iniciou-se o programa de transplante de córneas pela Oftalmologia;
  • A partir de 2017 passou a fazer-se colheita de tecidos não oculares (tendões, ossos, válvulas cardíacas) em dadores em morte cerebral, com equipa de colheita intra-hospitalar;
  • A partir de 2016 o HFF começou a colher sangue do cordão umbilical para o Banco Público de Células de Cordão Umbilical (BPCCU), além de manter colheita de sangue do cordão para empresas privadas a pedidos dos pais;
  • Em 2019 iniciou a aplicação de tecidos osteotendinosos pela Ortopedia.

Parabéns a toda a equipa!