HFF congratula médica doutorada em Medicina  

7 Novembro, 2022

A médica Marisa Neves, assistente hospitalar do Serviço de Medicina IV e da Unidade de Doenças Imunomediadas Sistémicas do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) concluiu o seu Doutoramento em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese intitulada “Influência das HDL na ativação dos linfócitos T e regulação da resposta imune”.  

  

O interesse por este tema nasceu da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistémico, e a sua associação com dislipidemia e risco cardiovascular. O colesterol HDL parece ser um importante interveniente, pois quer a sua concentração no sangue quer a sua capacidade funcional estão alterados no contexto destas doenças. A capacidade das HDL modificar a resposta imunitária tem sido o foco de alguns estudos, mas ainda é pouco conhecida. Nesta tese, foi questionado o papel das HDL na função imunológica, com enfoque especial nos efeitos sobre o metabolismo dos lípidos (entre os quais o colesterol) e sobre a resposta mediada por linfócitos T”, explica Marisa Neves.   

As descobertas da investigação realizada, no âmbito do curso de doutoramento, “adicionam nova informação ao conhecimento atual sobre a função imunológica das HDL em humanos, podendo no futuro ser alvo de estudo no âmbito da investigação sobre aterosclerose, doenças autoimunes e outras doenças em que anomalias do metabolismo lipídico ocorrem em simultâneo com a disfunção imunológica”, reforça Marisa Neves.   

Para José Alves, orientador da tese de Doutoramento e Diretor do Serviço de Medicina IV do HFF “é um orgulho presenciar o desenvolvimento da investigação clínica pelos nossos profissionais de saúde e ter a oportunidade de acompanhar a sua evolução, como no caso da médica Marisa Neves, cujo trabalho muito valorizamos”.  

O HFF congratula a nossa mais recente doutorada em Medicina e felicita-a pelo reconhecimento do seu trabalho.