HFF assinala Dia Mundial da Radiologia 

8 Novembro, 2022

Assinala-se hoje, dia 8 de novembro, o Dia Mundial da Radiologia, uma data que pretende contribuir para uma melhor perceção do papel da Imagiologia, na assistência à saúde da comunidade, destacando a importância desta área e dos/as seus/suas profissionais no diagnóstico e tratamento.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) tem 12 médicos e médicas de Radiologia, cinco médicos e médicas de Neurorradiologia, cinquenta técnicos e técnicas superiores de diagnóstico e terapêutica, quarenta e um assistentes operacionais, sete enfermeiros e enfermeiras, nove administrativos e administrativas. No HFF, há 16 salas de exame, sendo que três localizam-se no Serviço de Urgência Geral.

Anualmente, são realizados mais de 20 mil TAC’s (Tomografia Axial Computorizada), 17 mil ecografias, 4 mil Ressonâncias Magnéticas, 115 mil raio x e 3 mil outros exames entre mamografias, digestivos, angiografias e de apoio ao bloco operatório.

O Dia Mundial da Radiologia assinala-se a 8 de novembro pois foi neste dia, em 1895, que Wilhem Conrad Roentgen, um físico alemão, descobriu os “Raios-X”, uma das maiores descobertas da medicina contemporânea.

O HFF reconhece e valoriza o empenho e profissionalismo da sua equipa! Feliz Dia Mundial da Radiologia.