HFF cumpre todos os parâmetros de qualidade avaliados pela ERS

15 Outubro, 2021

O relatório da avaliação da qualidade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) através do SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde referente aos anos 2018 e 2019 – foi divulgado no início deste mês de outubro. O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) obteve uma avaliação positiva, cumprindo os critérios requeridos nas várias dimensões avaliadas.

Para João Vieira, diretor do Serviço de Qualidade do HFF, “a participação neste tipo de avaliações é uma excelente oportunidade para a melhoria contínua das boas práticas que a Instituição proporciona aos seus utentes”. Segundo este responsável, “a multiplicidade dos fatores avaliados e os resultados daí extraídos permitem ao HFF introduzir melhorias nas suas práticas que vão no sentido de proporcionar cuidados de saúde seguros e de qualidade, objetivo que move diariamente a seus profissionais”.

O SINAS é um sistema modular de avaliação e classificação da qualidade, a nível multidimensional, dos prestadores de cuidados de saúde. Sendo consensual a necessidade de uma abordagem ao tema da qualidade na prestação de cuidados de saúde, o modelo do SINAS visa avaliar o cumprimento das boas práticas, científica e consensualmente validadas. No módulo SINAS@Hospitais avaliam-se cinco dimensões: Excelência Clínica, Segurança do Doente, Focalização no Utente, Satisfação do Utente e Adequação e Conforto das Instalações.

A dimensão Excelência Clínica tem por objetivo a avaliação da qualidade dos cuidados de saúde propriamente ditos. A dimensão Segurança do Doente tem como finalidade avaliar a garantia de cuidados de saúde com qualidade e bons resultados passa também pela busca de um elevado grau de Segurança do Doente.
Já a Focalização no Utente avalia o compromisso dos profissionais para com as necessidades e expetativas dos utentes. Focalizar no utente será, sobretudo, comunicar e interagir com os utentes num ambiente humanizado, de forma a minimizar o desconforto associado à situação que os leva a recorrer aos serviços de saúde.
No que se refere à Satisfação do Utente, A avaliação do SINAS nesta dimensão avaliação é avaliada sobre duas óticas complementares: a Adequação e o Conforto das Instalações das unidades hospitalares.

A avaliação dos prestadores no âmbito do SINAS processa-se em dois níveis:
– o primeiro nível de classificação do SINAS permite aferir o cumprimento de critérios que a ERS considera essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. Essa aferição é feita através da análise de indicadores de estrutura e de cultura organizacional, nas cinco dimensões acima mencionadas, traduzindo-se numa de cinco possíveis classificações, sendo que apenas os prestadores de cuidados de saúde que apresentem o nível mais elevado nestas classificações estão habilitados a aceder ao segundo nível de avaliação;
– o segundo nível de classificação permite avaliar o desempenho, sendo calculado um rating individual para os prestadores que no primeiro nível demonstraram cumprir com os parâmetros de qualidade exigidos, posicionando-os dentro de um de três níveis de qualidade: Nível de qualidade III – Categoria de classificação superior; Nível de qualidade II – Categoria de classificação intermédia, e o Nível de qualidade I – Categoria de classificação de base.

O HFF obteve a classificação máxima em todas as cinco dimensões e habilitou-se automaticamente a ser avaliado pelo segundo nível de classificação, onde as classificações obtidas variaram entre o nível II e III, onde é evidenciada a caminhada do HFF para a excelência dos cuidados de saúde prestados. A melhoria continua e a visibilidade dos indicadores de boas práticas dependem dos registos clínicos evidenciados, importando referir que as melhores práticas da dimensão clínica aferidas foram analisadas mediante o que foi documentado nos processos clínicos dos utentes.

O HFF deixa uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os profissionais deste Hospital, sem os quais seria impossível alcançar esta excelente avaliação do SINAS-ERS. O empenho diário dos seus profissionais constitui um fator indispensável para a prestação dos melhores cuidados de saúde aos nossos utentes.