Tratamento da retinopatia da prematuridade: uma saga de pequenos heróis

14 Outubro, 2021

A propósito do Dia Internacional da Visão, que hoje se comemora, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) dá-lhe a conhecer um serviço pioneiro e altamente diferenciado que presta aos utentes: tratamento da retinopatia da prematuridade (ROP). Desde há 24 anos que o Serviço de Oftalmologia, em colaboração com Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais de Neonatologia (UCIEN), realiza o rastreio e tratamento de ROP nos recém-nascidos prematuros ao cuidado da referida Unidade.

A ROP é uma das principais causas de cegueira infantil nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, facto que levou a Organização Mundial da Saúde em 2012 a catalogar esta doença como uma epidemia. É uma causa de cegueira evitável e prevenível, pelo que o seu correto rastreio e tratamento atempado fazem parte de qualquer plano de boas praticas clínicas.

O protocolo de rastreio e tratamento da ROP no HFF está bem estabelecido e é baseado em estudos internacionais, no protocolo conjunto da academia americana de oftalmologia e da academia americana de pediatria e nos consensos da sociedade portuguesa de neonatologia. Esta valência do HFF tem funcionado, desde a sua criação, como unidade de referência para o rastreio e tratamento da ROP das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de Lisboa e de toda a região Sul do país, bem como para os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

“Prestar os cuidados oftalmológicos mais atualizados aos bebés prematuros, garantindo a sua saúde visual e evitando a cegueira tem sido uma autêntica missão para esta equipa”, diz Isabel Prieto, médica e diretora do Serviço de Oftalmologia do HFF. A médica oftalmologista faz questão de destacar o empenho de todos os profissionais que têm permitido que o Hospital se constitua como uma referência nesta área, destacando-se pela eficácia e elevados padrões de qualidade, “deixando uma palavra muito especial às médicas Susana Teixeira e Mafalda Mota, que asseguram os tratamentos da ROP”.

A habitual sessão clínica semanal do HFF, que hoje se realizou coincidindo com a comemoração do Dia Internacional da Visão, abordou o tema da ROP como bandeira desta luta diária na promoção da saúde visual de todos os prematuros, com o tema “Retinopatia da prematuridade – uma saga de pequenos heróis”, cuja apresentação ficou a cargo das médicas Susana Teixeira e Mafalda Mota. O rastreio e tratamento da ROP é um direito dos prematuros e uma obrigação dos cuidadores de saúde, missão que o HFF tem assegurado desde sempre, em salvaguarda da saúde visual dos bebés prematuros.