O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) foi distinguido pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) com o Prémio AICIB pelo projeto intitulado “CASCIFFO: Capacitação de Software do Centro de Investigação Fernando Fonseca”. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na passada terça-feira, dia 9 de novembro, na sede do Infarmed, em Lisboa.
Este projeto é da responsabilidade da Unidade de Investigação Clínica do HFF e pretende desenvolver uma solução informática que permita uma visualização e uma monitorização rápida e global das atividades relacionadas com a investigação. Isso permitirá integrar a informação de diferentes sistemas e a sincronização de dados. Facilitará a comunicação entre os investigadores, os promotores de estudos e a própria administração do Hospital, permitindo um acesso rápido, completo e atualizado sobre a investigação que decorre na Instituição. Esta plataforma informática será desenvolvida em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), nomeadamente com professores e alunos do Departamento de Eletrónica e Telecomunicações e Engenharia de Computação.
São esperados resultados muito positivos em vários domínios após a implementação deste projeto. Sendo os mais relevantes:
– a agilização da aprovação dentro da instituição dos projetos de investigação, ponto especialmente crítico nos ensaios clínicos, cujo recrutamento costuma ser competitivo;
– a monitorização dos estudos de investigação desde o início até o fim, numa perspetiva de conhecimento aprofundado do percurso dos mesmos;
– aumentar a qualidade da investigação mediante a monitorização de indicadores de qualidade e de benchmarking.
Ana Valverde, Diretora Clínica do HFF e também Coordenadora da Unidade de Investigação do HFF salienta que o impacto deste Prémio na Unidade de Investigação Clínica do HFF “será obviamente muito positivo, logo à partida porque vem aumentar a visibilidade da investigação dentro e fora do HFF, um aspeto essencial para conseguirmos ser competitivos juntos dos promotores de novos estudos.” Espera-se também que a implementação deste projeto venha motivar os profissionais nas várias áreas de investigação, permitindo a promoção da formação em investigação.
“Com este prémio o HFF recebe não só o reconhecimento pelo trabalho que já faz neste domínio, mas recebe também um forte incentivo para fazer mais e melhor”, conclui Ana Valverde. O prémio ter um valor pecuniário de 6.600 euros.
O principal grande objetivo da Unidade de Investigação Clínica do HFF está diretamente relacionado com aquela que é a missão do HFF, a prestação de cuidados de saúde aos utentes. Esta Unidade visa agilizar e consolidar a investigação como forma de melhorar a qualidade desses cuidados.
O HFF encara a investigação como um instrumento de procura da excelência e da inovação. Sempre com um objetivo claro: atingir um patamar de melhores cuidados, aos mais variados níveis para todos os utentes.
O júri analisou 22 candidaturas, de que resultaram 14 prémios e três menções honrosas. Estes prémios visam apoiar projetos de capacitação apresentados e desenvolvidos pelos centros de investigação clínica das unidades de saúde hospitalares do sistema de saúde, com o objetivo de promover a sua organização, profissionalização e melhorar o seu desempenho, aumentando a confiança dos promotores e o reconhecimento internacional dos centros de investigação clínica portugueses.