A TVI esteve em reportagem no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) para tentar descobrir porque brócolos, cenouras, couves-de-bruxelas e demais legumes têm desaparecido de forma rápida e misteriosa dos pratos das refeições das crianças internadas no Serviço de Pediatria. A resposta a este enigma não podia ser mais simples: o inovador projeto do Serviço de Pediatria e da Unidade de Nutrição e Dietética do HFF “Dora-Sin Brinca com o Prato” está a ser um verdadeiro sucesso juntos destes nossos pequenos utentes.
Este projeto tem lugar durante as principais refeições – almoço e jantar – no internamento do Serviço de Pediatria. A refeição passou assim a ser apresentada de forma criativa e apelativa, recorrendo a pratos com caras animadas, preparados e decorados pelas auxiliares de alimentação e dietética.
Sendo o brincar uma atividade fundamental na formação da criança e no seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual, e reconhecendo que existe uma maior resistência ao consumo de determinados alimentos, como fruta e hortícolas, este projeto tem vindo a tornar o momento da refeição num ato divertido, agradável e apelativo, recorrendo a pratos com caras animadas. Este tipo de pratos permite expor a criança em idade pré-escolar a alimentos de uma forma divertida e criativa, estimulando-a e incentivando-a a querer provar e ingerir alimentos saudáveis.
É muito gratificante para o HFF poder verificar o sucesso deste projeto, materializado em sorrisos e pratos vazios no final da refeição, sem qualquer vestígio de legumes. Não deixe de ver esta reportagem através do canal de Youtube do HFF ou através da página da TVI.