HFF investe 1,5 milhões de euros na recuperação das paredes exteriores e melhoria da eficiência energética dos edifícios.
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) deu início a mais uma obra significativa e de considerável complexidade: a reabilitação da totalidade das paredes exteriores. O objetivo é realizar um conjunto de intervenções imediata para recuperar a infraestrutura e implementar medidas de melhoria da eficiência energética.
As instalações do HFF são compostas por dois edifícios distintos: o edifício hospitalar, onde estão localizados os diversos serviços diretamente relacionados com a prestação de cuidados de saúde, e um edifício industrial, onde estão localizados diversos equipamentos de suporte à atividade hospitalar, como por exemplo a central de climatização. Ambos têm 25 anos e apresentam sinais de desgaste compatíveis com o seu tempo de vida.
Assim, as obras já em curso visam efetuar uma intervenção imediata para resolver as patologias existentes e inverter o natural estado de degradação dos edifícios. Simultaneamente, este projeto insere-se no programa de implementação de medidas de eficiência energética do HFF, entre as quais a colocação de revestimento para isolamento térmico pelo exterior, também conhecido como “capoto”.
Esta intervenção visa as seguintes melhorias:
– conforto térmico;
– conforto acústico ;
– eficiência energética;
– imagem da área de intervenção;
– imagem e da estética do edifício.
Trata-se de uma obra complexa, não só devido à arquitetura de diversas partes do edifício, mas também porque os trabalhos vão decorrer com a unidade hospitalar em pleno funcionamento. Nesse sentido foram definidos planos de trabalho que tiveram a preocupação de minimizar o impacto destas intervenções junto dos utentes e dos profissionais do Hospital.
Os trabalhos em curso incluem: reabilitação das paredes em betão, reabilitação de fissuras não-estruturais, colocação de capoto, aplicação de revestimentos cerâmicos, aplicação de pinturas, aplicação de películas de proteção solar, renovação de cantarias e melhoria do sistema de escoamento de águas pluviais. A obra teve início em meados do passado mês de fevereiro e deverá estar concluída perto do final do ano em curso, sendo o investimento previsto de praticamente 1,5 milhões de euros, com apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) através de financiamento reembolsável.
Assinala-se ainda que parte significativa dos trabalhos é realizada por operários em rappel. Ou seja, as técnicas habitualmente utilizadas no alpinismo são utilizadas para a concretização de diversos trabalhos de construção civil, evitando-se assim a colocação de andaimes, o que seria de elevada complexidade num edifício com a grande dimensão como tem o edifício do HFF.
Para Joana Chêdas, vogal do Conselho de Administração do HFF, “trata-se de uma intervenção absolutamente prioritária, pois há que recuperar totalmente o exterior do edifício, bem como dotá-lo das mais recentes soluções de eficiência energética”. Tendo em conta a dimensão dos edifícios do HFF, “a realização deste projeto obriga a um investimento avultado, mas estruturante para o futuro do HFF”, refere Joana Chêdas.
Recorde-se que o HFF iniciou também recentemente obras de substituição da totalidade da cobertura, com a conclusão da obra prevista para o final de setembro deste ano. Nesse caso, o investimento realizado é de um milhão de euros, enquadrado também em candidatura aprovada no âmbito do POSEUR.
“Com estas obras, o HFF estará em breve totalmente renovado no que diz respeito a todo o seu exterior, ficando um edifício mais eficiente do ponto-de-vista energético e com a sua imagem completamente rejuvenescida”, diz a vogal do Conselho de Administração. A par com um conjunto de investimentos que possibilitaram diversas melhorias também no interior da infraestrutura hospitalar, “temos um Hospital com melhores condições para cumprir a nossa missão, ou seja, prestar cuidados de saúde com qualidade”, conclui Joana Chêdas.