Marta Jonet, médica no HFF, em entrevista na RTP2

15 Março, 2021

Marta Jonet, médica no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), foi entrevistada no programa da Agência ECCLESIA transmitido na RTP2, onde fez um balanço da sua vida neste último ano de combate à pandemia. Para esta profissional de saúde, o último ano foi desafiante e desgastante, mas entende que as vitórias foram superiores às derrotas no combate à Covid-19.

Marta Jonet considera também que este tempo foi “de crescimento enorme”, tanto na área profissional como enquanto pessoa. Destaca ainda o espírito de superação do HFF onde no decorrer da pandemia se foram “criando novas estratégias” para aproximar tanto as equipas médicas e de enfermagem, bem como as famílias dos doentes.

“Hoje em dia, até na Urgência, onde havia historicamente uma visita de meia hora por dia, há um administrativo que pega no telemóvel e faz videochamadas com todos os doentes para as famílias”, realça. Esta aproximação da família com os doentes é um avanço “espetacular”, nas palavras da médica.

Porque considera extremamente importante cuidar não só da doença, mas também cuidar da alma e da parte psicológica, Marta Jonet afirma que tem tido provas de grande humanidade, no dia-a-dia: “a forma como eu vejo os enfermeiros e os auxiliares a tratarem cada vez melhor estes utentes: tratam com amor, empatia e proximidade.”.

Aceda aqui à entrevista no site da Agência ECCLESIA.