HFF recebe presentes para os seus utentes

23 Dezembro, 2021

A quadra natalícia propicia ainda mais em todos nós a solidariedade e a união. Entidades públicas, privadas e cidadãos anónimos têm feito chegar ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) diversos mimos para os utentes internados no HFF, para pequenos e graúdos. Hoje destacamos três dessas iniciativas.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCM-UNL) estiveram no HFF no âmbito da iniciativa “Natal Diferente “. A AEFML organiza anualmente, e há mais de vinte anos esta iniciativa. Desde 2016, este projeto decorre em parceria com a AEFCM, estando assim ao alcance de todos os estudantes de medicina da cidade de Lisboa.
O “Natal Diferente” tem como missão oferecer um sorriso a todos que durante a quadra natalícia estão afastados das suas famílias. Seja através da entrega de um presente simbólico, palavra amiga ou mesmo um pouco de música e animação, os estudantes encarnam o verdadeiro espírito natalício e proporcionam um ambiente familiar e único a quem mais dele precisa. Este ano e devida à pandemia por COVID-19 os presentes foram entregues no átrio principal do HFF, por representantes das associações e serão distribuídos aos utentes internados nos serviços de medicina I, II, III, IV e Pediatria.

Sabendo que os dois últimos anos foram pautados por muitas privações e dificuldades a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão (UFMMA), decidiu assinalar a quadra natalícia através da celebração da união da comunidade e da alegria das crianças.
Nesse sentido, promoveram uma ação com os alunos de todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta iniciativa deu oportunidade às crianças da comunidade em que se insere o HFF de participar no “Marco de Natal da UFMMA”. Para o efeito, as crianças usaram o seu espírito criativo espalhando a sua amizade. A UFMMA distribuiu dois Marcos de Correio onde as crianças da nossa Comunidade Escolar deixaram uma carta ou um desenho que foi hoje entregue no HFF para ser distribuído no dia de Natal às crianças que se encontrem internadas no Serviço de Pediatria do HFF. Esta iniciativa pretende contribuir para aquecer os corações daqueles que se encontram momentaneamente privados da sua contagiante alegria.

A última iniciativa, da responsabilidade de Nathalie Marques, visou a recolha de mantas para os pais que têm os seus filhos internados no HFF. A iniciativa nasceu do papel de Nathalie enquanto mãe, pois teve o seu filho internado durante três meses no HFF, e sentiu a necessidade de alguma forma contribuir para o Serviço de Pediatria onde diz ter sido tratada de forma espetacular por todos os profissionais do Serviço. Apelou à sua rede profissional de contatos, amigos e redes socais e assim recolheu 49 mantas novas para serem doadas aos pais que têm os seus filhos internados de forma inesperada no HFF.

Aqui fica o agradecimento publico do HFF a todas as meritórias iniciativas. Bem hajam e Boas Festas.