Reportagem CMTV na Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais de Neonatologia do HFF

23 Dezembro, 2021

A CMTV quis conhecer o extraordinário trabalho realizado pelos profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais de Neonatologia (UCIEN) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). O foco desta reportagem foi o internamento e como são acompanhados os bebés prematuros e os seus pais na UCIEN do HFF, onde todos os anos são recebidos cerca de 300 bebés prematuros e de termo.

Nesta reportagem é relatada a história da pequena Leonor, que nasceu com apenas 24 semanas -na ilha de São Miguel, nos Açores, de onde são naturais os pais – com graves problemas intestinais. Foi operada uma primeira vez em São Miguel, mas dada a gravidade da situação foi transferida, pela Força Aérea Portuguesa, para o HFF onde foi submetida a uma nova cirurgia. Desde que Leonor nasceu que a sua mãe não conhece outra realidade a não ser a vida nos hospitais: já lá vão cinco meses de internamento, dois dos quais no HFF.

Fique a conhecer também a história do pequeno Kelson, que nasceu com 26 semanas, do Vicente, que nasceu com 35 semanas, e dos gémeos Tomás e Vicente, que nasceram também com 35 semanas de gestação. Aqui partilhamos esta grande reportagem que tem mais de 20 minutos.