HFF vai ter Espaço Familiar Ronald McDonald para apoiar famílias de crianças internadas

8 Novembro, 2022

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinam protocolo para a instalação de um novo Espaço Familiar Ronald McDonald para apoiar famílias com crianças internadas ou em tratamento. O Espaço Familiar Ronald McDonald do HFF irá abrir durante o ano de 2023.

O futuro Espaço Familiar Ronald McDonald tem o objetivo de proporcionar um local no HFF para que as famílias possam quebrar a sua rotina hospitalar e cuidar de si, enquanto se mantêm próximas das suas crianças em tratamento. Oferecendo uma maior tranquilidade às famílias, permite que descansem, recuperem as energias e ao mesmo tempo, dá a possibilidade de manter rotinas de higiene pessoal, lavagem de roupa ou preparação de refeições.

Localizado na cobertura do edifício do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, o Espaço Familiar Ronald McDonald vai ter uma área de terraços de 270m2 e outra interior de 301m2. A configuração semelhante a uma casa, inclui lavandaria, cozinha e sala de refeições, dois quartos, casas de banho, e salas de estar e de brincar.

A dinamização do Espaço Familiar Ronald McDonald vai estar a cargo de elementos da equipa, voluntários da Fundação, com o apoio da equipa do HFF. Todas as famílias com crianças em tratamento, nos serviços e unidades, do Departamento da Criança do Jovem do Hospital vão poder utilizar o futuro espaço, após referenciação e encaminhamento pelos serviços.

Segundo Joana Chêdas, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, “Este projeto será um contributo inestimável para a nossa missão que é cuidar da saúde dos nossos utentes, e neste caso, particularmente dos familiares dos nossos pequenos utentes, que desta forma, poderão estar presentes no Hospital com maior conforto e tranquilidade. A criação do Espaço Familiar Ronald McDonald no HFF é um passo importante na humanização dos cuidados que para nós é uma prioridade”.