Hoje é Dia Europeu do 112

11 Fevereiro, 2024

Hoje assinala-se o “Dia Europeu do 112” e o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) recorda que a PSP recebe, em primeira linha, todas as chamadas realizadas para este número e sublinha as situações que constituem emergências a reportar através do 112:

  • Pessoas em risco de vida/necessidade imediata de assistência médica;
  • Crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer no momento da chamada;
  • Incidentes graves (inundações, alimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários graves ou que impliquem risco para a circulação).

Ligar para o 112, em caso de emergência, dá origem a uma sequência de eventos que, na área da saúde, congrega um objetivo muito específico e meritório: salvar vidas.

Todas as chamadas recebidas pelo 112, diretamente relacionadas com emergências na área da saúde, são depois encaminhadas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Em função da gravidade da situação, são escolhidos os meios de emergência que darão resposta à situação de acidente ou doença súbita.

O HFF colabora assim neste esforço conjunto para “salvar vidas” através da sua Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), cuja equipa é composta por um médico/a e um/a enfermeiro/a com formação específica.

A VMER Amadora-Sintra deu resposta a 3801 situações de emergência médica em 2023. Destas ativações, cerca de 9 por cento visou assistir pessoas com idade inferior a 18 anos e 18 por cento doentes com mais de 85 anos. A equipa da VMER do nosso hospital efetuou ainda 16 partos em 2023.

Os motivos mais frequentes de ativação deste meio altamente diferenciado foram: “paragem cardiorrespiratória” e “cadáver” (com 18,9% dos casos), “dor torácica” (com 10,9% dos casos) e “alteração do estado de consciência” (7,7% dos casos).