Hospital Fernando Fonseca homenageou a Drª Catarina Rodrigues

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) realizou hoje uma sessão solene de homenagem à Drª Catarina Graça Rodrigues – que infelizmente nos deixou de forma inesperada – a qual decorreu às 15h no Auditório do Centro de Formação. No final da cerimónia foi descerrada uma placa que atribui o seu nome à Unidade de Técnicas de Gastrenterologia, como homenagem ao seu inestimável contributo para o Serviço de Gastrenterologia e para todo o HFF.

A atribuição do nome da Drª Catarina Rodrigues representa um marco para o HFF, para a sua família e para os seus filhos, pretendendo assinalar a brilhante médica e o grande ser humano que era e que continuará a ser. Com este gesto perduraremos, assim, na nossa memória uma excelente profissional, que se dedicou de forma muito relevante ao serviço que integrava e aos seus doentes.

In memoriam

Dr.ª Catarina Graça Rodrigues

1983-2020

A Catarina ingressou no curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 2001, tendo-o terminado em 2007 com a distinção de melhor aluna do seu curso. Chegou ao Serviço de Gastrenterologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, , a sua primeira opção, em 2009.

Foi aqui que realizou todo o seu internato e posteriormente se manteve como Assistente Hospitalar. Era aqui que se sentia desafiada a crescer e a contribuir pela melhoria contínua dos cuidados aos doentes, primando pelo seu humanismo e rigor científico.

Uma gastrenterologista completa, dedicou-se com particular interesse às áreas da doença inflamatória intestinal e ecoendoscopia digestiva, técnica que ajudou a implementar e pela qual ficou responsável. Teve também uma especial dedicação à oncologia digestiva, sobretudo nas áreas de cancro do pâncreas, reto e esófago.

Primava pelo diálogo multidisciplinar e manteve uma ligação querida a vários serviços. Publicou e apresentou inúmeros trabalhos científicos e teve um papel ativo em várias sociedades científicas, bem como na formação pós-graduada, com uma forma carismática de ensinar.

Todos os internos olhavam para ela como exemplo a seguir. Em junho de 2019 candidatou-se ao concurso para Assistente Hospitalar Graduada da carreira hospitalar médica, com um percurso brilhante.

A Catarina era uma pessoa especial e cativante, com um humanismo profundo e uma retidão inabalável. A inteligência, a garra, a irreverência e o humor sagaz compunham uma personalidade forte e brilhante que nos magnetizou sempre.

Invariavelmente de sorriso alegre, olhar atento e penetrante, iluminava uma sala com a sua presença. Por tudo isto nos apaixonou, nos marcou e moldou inexoravelmente a nossa forma de ser e de estar.

Sentimos um privilégio enorme por com ela termos partilhado o dia-a-dia durante estes anos, que agora nos parecem tão poucos. A intensidade com que viveu e aquilo que nos ensinou perdurarão para sempre.

Uma mulher de causas, que se entregou aos seus doentes, aos seus colegas, aos seus amigos e à sua família, que tanto adorava e admirava. Lutou sempre por aquilo em que acreditava, com a força e energia que lhe reconhecíamos.

Jamais serás esquecida, Catarina. Serás agora a nossa estrela protetora!

Dos teus amigos do Serviço de Gastrenterologia do HFF.