Unidade de Hospitalização Domiciliária – a experiência de um dos primeiros utentes

Hoje partilhamos consigo a história de um dos primeiros utentes da nova Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF), que entrou em funcionamento no dia 21 de outubro. Esta Unidade já possibilitou, até ao momento, a Hospitalização Domiciliária de 13 utentes.

É prestada assistência 24 horas por dia, todos os dias do ano, onde se inclui visitas médicas, visitas de uma equipa de enfermagem e assistência em contexto de urgência (sempre que necessário). A hospitalização é direcionada para a prestação de cuidados no domicílio a utentes, cujas condições clínicas, psicológicas e sociais o permitam.

O Senhor Leontino Barreiros, de 84 anos, residente na Amadora, clinicamente estável, autónomo e com um plano terapêutico definido, esteve em hospitalização domiciliária durante 11 dias. Durante esse período foram-lhe prestados cuidados de saúde iguais aos que teria se estivesse internado no HFF, com a diferença que desta forma pôde obter os mesmos cuidados de saúde no conforto do seu lar e na companhia da sua família.

A equipa de UHD do HFF ficou agradavelmente surpreendida com o entusiasmo, alegria e cooperação com que era recebida todos os dias na casa deste utente, que cumpriu todos os conselhos e indicações que lhe foram dadas pela equipa. A Hospitalização Domiciliária revelou-se, assim, um sucesso.

Este utente mostrou-se extremamente satisfeito com esta nova experiência e aconselha todos quantos tenham esta possibilidade que “não pensem duas vezes” e optem pela Hospitalização Domiciliária. A sua companheira de uma vida, D. Agripina Barreiros, ficou também felicíssima com esta experiência, pois desta forma pôde acompanhar o seu marido em todo este processo, o que não seria possível se estivesse hospitalizado em contexto hospitalar.

Partilhamos também consigo o testemunho que o Senhor Leontino Barreiros e a D. Agripina Barreiros fizeram questão de deixar. Palavras genuínas de um casal que beneficiou deste serviço de proximidade do HFF.