“Investigação em Enfermagem – Teoria e Prática”

23 Maio, 2022

Daniel Lanzas, enfermeiro no Serviço de Neonatologia e Unidade de Cuidados intensivos e especiais pediátricos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) foi responsável pela tradução para língua portuguesa do livro “Investigação em Enfermagem – Teoria e Prática”, editado pela LIDEL.

Esta obra, de fácil leitura, incide sobre os assuntos teóricos e práticos da investigação em enfermagem. O livro está estruturado por níveis: a obra começa por explicar os conceitos nucleares à investigação em enfermagem, aborda as metodologias fundamentais na atividade investigadora do enfermeiro até aos níveis mais elevados que permitem a transferência do conhecimento para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem e criar valor social. Todos os capítulos são ilustrados com exemplos tornando-o um manual prático. Este guia de investigação em enfermagem é dirigido a estudantes de Enfermagem (licenciatura, mestrado e doutoramento) e enfermeiros, mas pelo seu caráter abrangente, pode ser utilizado por outros profissionais de saúde e investigadores.

Uma cópia do livro foi oferecida à equipa liderada por Sónia Semião, Enfermeira Chefe do Serviço de Neonatologia do HFF.