Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe em visita ao HFF

23 Setembro, 2021

O ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Edgar Agostinho das Neves, esteve ontem em visita ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). O âmbito desta visita enquadra-se num gesto de agradecimento, por parte do Governo são-tomense, ao HFF por toda a colaboração que tem vindo a ser prestada ao longo dos últimos anos em diversas áreas no domínio da saúde.

O HFF – devido aos laços históricos, culturais, sociais, económicos e de solidariedade – sempre se empenhou, no quadro da cooperação internacional de apoio ao desenvolvimento, em participar ativamente na melhoria das condições de saúde das populações dos países lusófonos. A Instituição é uma das entidades nacionais que, ao nível da saúde, participa ativamente nesta colaboração internacional, quer com São Tomé e Príncipe bem como muitos outros países lusófonos.

A atividade formativa dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica) nas mais diversas áreas – medicina de urgência, medicina intensiva, imagiologia, anatomia patológica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, entre outros – tem sido uma das prioridades desta cooperação.

Para Marco Ferreira, Presidente do Conselho do HFF, esta colaboração que vem sendo implantada com o estado de São Tomé e Príncipe é “um contributo relevante para o reforço do sistema de saúde de um país com o qual Portugal tem laços importantes”, destacando ainda que “além da colaboração na prestação direta de cuidados de saúde, esta cooperação tem também por objetivo reforçar a diferenciação dos profissionais de saúde, garantindo assim a melhoria da capacidade de resposta prestada localmente aos cidadãos são-tomenses”.