Neurofisiologia dá resposta às solicitações de todos os serviços do hospital

25 Fevereiro, 2022

Os técnicos de Neurofisiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) exercem funções inerentes ao registo da atividade elétrica do sistema nervoso central e periférico, com particular incidência nas patologias do foro neurológico.

Estes profissionais estão incluídos na Unidade de Neurofisiologia e Sono de adultos, integrada no Departamento de Medicina e Especialidades Médicas no Serviço de Neurologia e no Centro de Sono Pediátrico, no Serviço de Pediatria.

Armanda Santos, coordenadora desde 2018, explica: “Na Neurofisiologia estamos na frente do diagnóstico de patologias do foro neurológico. Dedicamo-nos diariamente ao registo da atividade elétrica do sistema nervoso central e periférico, dando o nosso contributo na realização de exames na área da eletroencefalografia, potenciais evocados e estudos poligráficos do sono.

Além disso, a técnica coordenadora refere ainda que a Neurofisiologia tem um quarto, dentro do Serviço de Neurologia, destinado à monitorização vídeo-EEG, um exame de longa duração, que habitualmente dura quatro dias, de registo simultâneo de EEG contínuo e vídeo.

Tal como conta, a Neurofisiologia teve início no HFF, em janeiro de 1997, com apenas um técnico. Porém, com a exigência, diferenciação e o aumento exponencial do número de exames ao longo dos anos, o hospital conta, atualmente, com quatro técnicos, “com expetativa de aumento de dotação dos profissionais do serviço para poder dar resposta premente a todas as solicitações”.