Os técnicos de Neurofisiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) exercem funções inerentes ao registo da atividade elétrica do sistema nervoso central e periférico, com particular incidência nas patologias do foro neurológico.
Estes profissionais estão incluídos na Unidade de Neurofisiologia e Sono de adultos, integrada no Departamento de Medicina e Especialidades Médicas no Serviço de Neurologia e no Centro de Sono Pediátrico, no Serviço de Pediatria.
Armanda Santos, coordenadora desde 2018, explica: “Na Neurofisiologia estamos na frente do diagnóstico de patologias do foro neurológico. Dedicamo-nos diariamente ao registo da atividade elétrica do sistema nervoso central e periférico, dando o nosso contributo na realização de exames na área da eletroencefalografia, potenciais evocados e estudos poligráficos do sono.
Além disso, a técnica coordenadora refere ainda que a Neurofisiologia tem um quarto, dentro do Serviço de Neurologia, destinado à monitorização vídeo-EEG, um exame de longa duração, que habitualmente dura quatro dias, de registo simultâneo de EEG contínuo e vídeo.
Tal como conta, a Neurofisiologia teve início no HFF, em janeiro de 1997, com apenas um técnico. Porém, com a exigência, diferenciação e o aumento exponencial do número de exames ao longo dos anos, o hospital conta, atualmente, com quatro técnicos, “com expetativa de aumento de dotação dos profissionais do serviço para poder dar resposta premente a todas as solicitações”.