Núcleo Expositivo do HFF e Câmara Municipal da Amadora apresentam novas exposições

23 Novembro, 2021

O Núcleo Expositivo do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) tem patente uma nova exposição, organizada em parceria com a Câmara Municipal da Amadora. Esta nova exposição organiza-se em três percursos diferenciados, com as seguintes temáticas:

– Conversas na Rua. Trata-se de uma iniciativa com o objectivo de promover a arte pública urbana na cidade da Amadora através da promoção de intervenções artísticas inseridas nas seguintes práticas: muralismo, escultura, pintura, ilustração e instalação.  Entre 2015 e 2021, o projecto foi responsável pela criação de 50 intervenções artísticas urbanas, da autoria de mais de 30 artistas portugueses e estrangeiros.

Esta iniciativa coloca diferentes disciplinas artísticas – pintura, ilustração, banda desenhada, graffiti – em diálogo. Os trabalhos realizados refletem e questionam a cidade e os seus contextos culturais e sociais, envolvendo a comunidade local e visando a sensibilização dos públicos para a importância da arte pública.

– Festival Banda Desenhada da Amadora. O Amadora BD é o maior evento nacional dedicado à banda desenhada e um dos mais importantes a nível europeu. Criado em 1990, o Amadora BD é fruto do amor de um grupo de autores e admiradores de banda desenhada da cidade da Amadora.

Este percurso pretende ilustrar a importância e projecção deste evento cultural que, ao longo de 31 anos, tanto tem feito para a divulgação nacional e internacional de valores culturais e artísticos do município da Amadora.

– Sensibilização contra a COVID-19 através da Banda Desenhada.  A Câmara Municipal da Amadora pretendeu sensibilizar para as medidas de prevenção do contágio pelo vírus COVID-19 e desafiou um conjunto de autores, habitualmente associados ao Amadora BD, a criarem um conjunto de ilustrações originais para vários outdoors espalhados pelo concelho. Estes trabalhos foram baseados nas recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Esta iniciativa pretende reforçar a saúde pública, através da constante sensibilização da comunidade local. A presença da banda desenhada nos espaços públicos do Município da Amadora é um elemento facilitador da passagem destas mensagens dirigidas à comunidade.

Para Carlos Morais, médico e coordenador do Núcleo Expositivo do HFF, esta nova exposição “prossegue o trabalho que está a ser desenvolvido para constituir o Hospital, para lá de ser um centro de divulgação e partilha de conhecimentos, como um local de divulgação da cultura e da arte”. Efetivamente, destaca Carlos Morais, “milhares de pessoas passam diariamente pelo HFF, pelo que a existência de um núcleo expositivo faz todo o sentido enquanto polo divulgador da cultura das comunidades onde a Instituição se insere”.

O Núcleo Expositivo do HFF está localizado do átrio de entrada principal do Hospital. Pretende exibir diversos conteúdos sobre o Hospital, sobre a atividade que este desenvolve e, também, sobre os concelhos cuja população serve.