O HFF no programa do Polígrafo na SIC

4 Junho, 2021

Nas redes sociais tem circulado uma mensagem viral na qual se avisa que “quem tomar a vacina da Covid-19 deixa de servir como dador de sangue. Recusado duas vezes no Hospital Amadora-Sintra. Existem vários casos de recusa”.  O programa do Polígrafo na SIC fez um fact-check a esta mensagem e depois de consultar o nosso Hospital e o Instituo Português do Sangue e Transplantação (IPST) concluiu que a afirmação é absolutamente FALSA.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) esclareceu que “o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do HFF atua em estrito e rigoroso cumprimento das normas do IPST, no que se refere à triagem clínica dos dadores de sangue. Nenhum cidadão deixa de ser elegível como dador de sangue por lhe ter sido administrada uma das vacinas contra a COVID-19”.

Desta forma apelamos a todos os cidadãos e cidadãs que continuem a doar sangue. A dádiva benévola de sangue é um gesto que permite salvar vidas.

Para doar sangue no HFF é necessário que seja feito o agendamento prévio da colheita de sangue através do número 214348279 ou 214348220, nos dias úteis entre as 8:30h e as 15:00h, sendo que às terças-feiras o horário é alargado até às 17:00h. Este agendamento prévio permitirá que seja assegurado o distanciamento social e o cumprimento de todas regras em vigência, garantindo a segurança de todos os dadores que pretendam realizar a sua dádiva.