Webinar “Saúde Materna e Obstetrícia: Desafios Atuais” disponível online

4 Junho, 2021

Realizou-se, no passado dia 31 de maio, o Webinar subordinado ao tema “Saúde Materna e Obstetrícia: Desafios Atuais”, organizado pelo HFF e em que o público-alvo foi os profissionais de saúde. Esta conferência digital sobre os desafios atuais na área da saúde materna e obstetrícia foi enriquecida com o contributo de diversos profissionais de saúde especialistas do HFF, de outras instituições de saúde nacionais e internacionais.

O evento está agora disponível, na íntegra, no Youtube do HFF. Poderá visualizá-lo aqui.

Marco Ferreira, presidente do Conselho de Administração (CA) do HFF, destacou na sessão de boas-vindas os desafios com que a saúde materna e obstetrícia se depara atualmente, os quais são importantes para o futuro desta área de cuidados médicos. São eles a necessidade de reforço do investimento das instituições e do Serviço Nacional de Saúde neste domínio específico, a necessidade de reforço dos recursos humanos e o reforço do modelo de organização de urgências metropolitanas, regionais e institucionais. Relativamente a este último, o Plano de Recuperação e Resiliência, recentemente aprovado, “traz de novo à discussão a reorganização das Urgências Metropolitanas, que em Lisboa já ocorreu em várias especialidades, como a neurorradiologia de intervenção e na otorrinolaringologia”, referiu Marco Ferreira. No entanto, salientou “a utilização eficiente dos recursos é fundamental e inquestionável, mas obviamente que uma reorganização deste tipo tem que ser cuidadosamente avaliada e, acima de tudo, tem que contar com os profissionais que trabalham no terreno como parceiros, pois de outra forma poderá trazer resultados desfavoráveis na prestação de cuidados às utentes”.

Já Rui Dias Santos, Enfermeiro-diretor e também membro do CA do HFF, destacou a “importância e relevância” dos vários temas abordados neste webinar. Não só aqueles referentes ao período que se atravessa, mas também relativamente às temáticas “diretamente relacionadas com a prática clínica, com a resposta a vários desafios com que diariamente nos confrontamos e também com a realidade que nos rodeia, com especial enfoque para os utentes”. Nesse sentido, foi assim “um webinar ambicioso, pertinente e rico”. Rui Dias Santos dirigiu também uma palavra de agradecimento e reconhecimento à organização deste evento por esta “concretização de grande relevo na área da Saúde Materna e Obstetrícia, afirmando-se [o HFF] como uma referência nesta área tão importante da saúde e mostrando que é possível, mesmo no atual contexto, proporcionar valor aos profissionais de saúde através da troca de experiências e de conhecimento”.