No passado dia 14 de setembro, a ULS Amadora/Sintra abriu as portas dos seus serviços a mais de 40 médicos internos, numa iniciativa que teve como objetivo dar a conhecer as diferentes especialidades e proporcionar um contacto direto com equipas e profissionais que diariamente contribuem para a formação médica na instituição.
Na sessão de acolhimento, Catarina Luís, Diretora do Internato Médico, destacou a importância desta etapa na carreira médica: “A escolha da especialidade é um passo determinante, que permite aprofundar conhecimentos científicos e desenvolver competências fundamentais para a prática clínica. É uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, com impacto direto na qualidade dos cuidados prestados aos doentes”.
A responsável sublinhou ainda alguns dos fatores distintivos da formação na ULS Amadora/Sintra, nomeadamente a diversidade da população servida e a variedade de desafios clínicos que constituem uma importante oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento para os médicos em formação.
Mais do que apresentar serviços e especialidades, o Open Day permitiu esclarecer dúvidas, partilhar experiências e dar a conhecer o ambiente formativo da instituição. Falámos com alguns dos médicos que receberam os futuros colegas. Eis o que nos disseram.
Helena Loureiro, Diretora do Serviço de Pediatria da ULS Amadora/Sintra, refere que os visitantes procuraram conhecer melhor as valências do Departamento da Criança e do Jovem, a população servida, as oportunidades de formação e a possibilidade de desenvolver projetos e trabalhos científicos. Segundo a responsável, a visita constituiu uma oportunidade de contacto próximo com a equipa, tendo vários participantes manifestado interesse em considerar a Pediatria da ULS Amadora/Sintra no seu futuro percurso formativo.
José Menezes, médico interno no Serviço de Neurologia, considera que o Open Day tem um papel importante no esclarecimento de dúvidas e na obtenção de informação sobre os diferentes aspetos da especialidade. Na sua opinião, ouvir várias perspetivas de quem já percorreu o mesmo caminho contribui para decisões mais informadas e permite aos futuros especialistas contactar diretamente com profissionais que os podem orientar nas suas escolhas.
Manuel Sant’Ovaia, médico interno no Departamento de Psiquiatria destacou o interesse demonstrado pelos visitantes relativamente à organização do internato, à diversidade dos contextos clínicos e formativos e à integração dos internos nas diferentes unidades funcionais e equipas comunitárias de saúde mental. Salientou ainda a pertinência das questões colocadas e considerou a iniciativa uma excelente oportunidade para dar a conhecer o Serviço e promover a partilha de experiências entre colegas.
Patrícia Branco, médica interna de Formação Especializada de Anestesiologia, explicou porque escolheu realizar a sua formação neste Serviço: “Procurava um Serviço onde existisse proximidade entre os profissionais e um ambiente propício à aprendizagem”. A médica acrescenta que a sua decisão foi também reforçada pelo feedback positivo de outros internos e pela experiência que teve durante uma visita prévia ao Serviço, onde foi muito bem recebida.
Teresa Oom Cardoso, médica interna no Serviço de Otorrinolaringologia, destacou a importância de os participantes poderem conhecer os espaços e o funcionamento dos Serviços. Segundo a médica, este primeiro contacto permite compreender melhor a prática diária da especialidade, ouvir diferentes perspetivas e estabelecer uma ligação com os profissionais da equipa, criando oportunidades para esclarecer futuras dúvidas.
Nos Cuidados de Saúde Primários, as dúvidas colocadas pelos candidatos à Formação Especializada centram-se frequentemente em aspetos relacionados com a organização e qualidade da formação. Paula Mourão, Coordenadora da USF Mactamã, explica que os visitantes procuram habitualmente interagir com os internos da unidade e saber mais sobre: o número de internos por unidade, a gestão dos gabinetes, o ambiente de trabalho, o modelo de orientação, o apoio a trabalhos científicos e projetos de investigação, os estágios obrigatórios e opcionais, a articulação com as equipas de enfermagem e as perspetivas profissionais, após a conclusão da especialidade.
O universo formativo da ULS Amadora/Sintra inclui ainda a especialidade de Saúde Pública, muito procurada pelos futuros especialistas e reconhecida pela qualidade da sua oferta formativa.
Os testemunhos partilhados durante o Open Day mostram que a escolha de uma especialidade envolve cada vez mais fatores para além da vertente científica. O ambiente de aprendizagem, a proximidade entre equipas, o apoio ao desenvolvimento profissional e as oportunidades de crescimento ao longo do internato são aspetos que assumem um peso crescente nas decisões dos futuros especialistas.
A todos os médicos internos que participaram no Open Day, o nosso agradecimento pelo interesse demonstrado na ULS Amadora/Sintra. Agradecemos igualmente a todos os profissionais dos diferentes Serviços que disponibilizaram parte do seu tempo para partilhar experiências, esclarecer dúvidas e contribuir para a formação das futuras gerações de médicos. Esperamos receber muitos destes futuros especialistas em breve para continuarem connosco o seu percurso de formação médica.