O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do HFF

19 Junho, 2021

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (SMFR) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca(HFF) celebrou ontem o seu 24º aniversário com a habitual fotografia de grupo, uma tradição que se vem mantendo ao longo dos anos. O SMFR tem por missão a prestação de cuidados de saúde referenciados e diferenciados na área de intervenção da MFR, numa perspetiva de diagnóstico e tratamento funcional enquanto estrutura do segmento hospitalar, integrada na rede de cuidados de saúde local.

O SMFR é constituído por oito médicos especialistas em medicina física e de reabilitação, cinco médicos no internato da especialidade, 33 Fisioterapeutas, quatro terapeutas ocupacionais, três terapeutas da fala, sete assistentes operacionais, três assistentes técnicos de fisioterapia e dois administrativos. Estes profissionais estão distribuídos por quatro equipas de reabilitação: músculo-esquelética, cardiorrespiratória, neurologia e pediatria. Desenvolve também diversos projetos em áreas específicas, como por exemplo: amputados, reabilitação do pavimento pélvico, neoplasia da mama operada, mão, entre muitos outros).

O último ano ficou marcado pela assistência aos doentes afetados pela pandemia, sendo a intervenção da reabilitação iniciada em internamento, nas Unidades de Cuidados Intensivos e nas enfermarias COVID bem como em ambulatório com programas de reabilitação pós-COVID. Além disso, toda a atividade habitual foi adaptada a esta nova realidade de forma a ser possível dar resposta aos doentes habitualmente seguidos no SMFR.

A equipa do SMFR do HFF é caracterizada por um forte espírito de união e entreajuda, o que lhes permitiu inovar e ultrapassar de forma meritória todos os desafios que lhes têm sido colocados ao longo de mais de um ano de pandemia.