HFF comemora 26 anos de rigor e excelência

21 Junho, 2021

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) celebra hoje, dia 21 de junho, o seu 26º aniversário. Foi neste dia que, em 1995, o HFF iniciava a sua atividade assistencial aos utentes, com o início do funcionamento das consultas externas. O serviço de cirurgia geral foi o segundo serviço do HFF a entrar em funcionamento, uma semana depois.

A construção de um novo hospital em Lisboa, então denominado Hospital Ocidental de Lisboa estava integrado no processo de transformação do Sistema Nacional de Saúde (SNS) no início dos anos 70. No entanto a Revolução do 25 de abril de 1974 interrompeu o processo para a construção do novo hospital.
Só nos anos 80 é lançado o concurso para a sua construção. Inicialmente previsto para ser construído na área urbanizável do Parque de Monsanto, em Lisboa, o projeto teve várias alterações e uma delas foi a zona de construção do mesmo, agora remetida para a área suburbana.
Assim decidiu-se pela sua construção no local onde hoje se encontra, no concelho da Amadora em área limítrofe com Sintra, ambos os concelhos adjacentes a Lisboa. Foi a localização que melhor respondia ao novo olhar político sobre a periferia e o seu crescente peso social.

Por portaria do Conselho de Ministros de 17 de agosto de 1985 é-lhe atribuído o nome “Professor Doutor Fernando Fonseca”, em homenagem ao ilustre e prestigiado médico Fernando Fonseca, alvo de perseguição durante o regime do Estado Novo. No início dos anos 90 a construção do novo hospital avançou assim de forma a ampliar a prestação dos cuidados de saúde na área metropolitana de Lisboa, para dar cobertura nos cuidados de saúde a vasta área dos concelhos de Amadora e de Sintra, com densidade populacional elevada e em forte crescimento.

Atualmente o HFF constitui-se como hospital de primeira linha para os cerca de 600.000 habitantes dos Concelhos de Amadora e de Sintra. A Instituição desenvolve atividade assistencial e atividade de investigação, ensino e formação pré e pós-graduada.
O Hospital tem por missão a prestação de cuidados de saúde humanizados e diferenciados em todo o ciclo de vida da pessoa, em articulação com os cuidados de saúde primários e continuados, bem como com os demais Hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde. Tem uma lotação praticada de 789 camas, destacando-se a existência de um Bloco Operatório com 11 salas e de uma Unidade de Cirurgia Ambulatória com 4 salas. Além dos serviços de urgência existentes no Hospital (Urgência Geral, Urgência de Obstetrícia e de Ginecologia e Urgência de Pediatria), o HFF também oferece à população um Serviço de Urgência Básica localizado na Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

O HFF deixa aqui uma palavra de agradecimento e de reconhecimento às e aos profissionais que têm contribuído para o trabalho desenvolvido ao longo de um quarto de século de existência. O HFF mantém, hoje, o propósito de ser uma presença determinante na vida dos muitos milhares de cidadãos que serve.