Pare, Escute (se) e Olhe (se) nas Sessões de Relaxamento

25 Fevereiro, 2021

Pare, Escute (se) e Olhe (se) nas Sessões de Relaxamento do Departamento de Saúde Mental do HFF

O Departamento de Saúde Mental do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) implementou desde o início de fevereiro sessões de relaxamento para os profissionais de saúde, com o objetivo da promoção do seu bem-estar e resiliência. Estas sessões inovadoras têm a duração de 15 minutos e têm sido realizadas nas próprias instalações dos Serviços, com a intervenção de Psicomotricistas do Serviço de Psiquiatria do HFF.

Pretende-se trazer à consciência dos profissionais de saúde o seu corpo, que é também o seu principal instrumento de trabalho. Esta iniciativa surge em sequência da mobilização total de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais do HFF na assistência aos doentes infetados pela COVID-19 durante os primeiros dois meses do ano. Neste período, os profissionais de saúde do nosso hospital enfrentaram e responderam situações muito marcantes a nível pessoal e profissional, que exigiram um grau de exigência física e psicológica extremo. É deste contexto único que nasce esta iniciativa.

Trata-se de uma pausa energizante, num momento que é integralmente dedicado aos profissionais de saúde e no qual são o foco de cuidados. Poder parar, escutar e cuidar do corpo, libertar tensões acumuladas, e adquirir técnicas muito simples de controlo da ansiedade, que podem depois ser replicadas noutros momentos, são os objetivos principais desta iniciativa de terapia de mediação corporal.

“Esta é uma forma simples de mostrarmos que estamos aqui para eles, que nos preocupam, e que o Departamento de Saúde Mental do HFF tem ao dispor um conjunto de ferramentas e ajudas integradas pensadas especificamente para ajudar os profissionais de saúde a sentirem-se melhor e equilibrados neste contexto tão adverso”, refere Teresa Maia Diretora do Departamento de Psiquiatria do HFF.

Paralelamente a esta abordagem, o Departamento de Saúde Mental do HFF disponibiliza também apoio emocional individual ou em grupo, através de contacto direto com os profissionais do Serviço ou da Linha de Apoio Emocional aos Profissionais de Saúde, disponível nos dias úteis das 8:00 às 16:00 através do número 966239733.