Agradecimentos dirigidos aos profissionais do HFF

26 Fevereiro, 2021

Agradecimentos dirigidos ao HFF: o carinho da comunidade que dá ânimo a uma vasta equipa de profissionais 

Muitos cidadãos têm dirigido simpáticas palavras de reconhecimento ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e aos seus profissionais. É com muita satisfação que partilhamos alguns desses agradecimentos, necessariamente anonimizados de acordo com a proteção de dados.

A vasta equipa do HFF agradece estes gestos de carinho. Embora a Instituição e os seus profissionais não façam mais do que a sua obrigação, verificarmos que o nosso trabalho é objeto de reconhecimento é um forte estímulo para que continuemos a dar, todos os dias, o nosso melhor. Bem-haja a todos os nossos utentes!

“Excelentes cuidados de saúde que recebi”  

“Venho deixar um enorme agradecimento ao serviço de ginecologia e obstetrícia, em particular à urgência e ao Bloco de Partos, pelos excelentes cuidados de saúde que recebi. A todos os profissionais de saúde que cuidaram do meu filho e de mim, o meu muito obrigada. Nas condições atuais relativas à pandemia, todo o empenho e dedicação têm ainda mais valor.”

“Estas atenções são fundamentais e preciosas”  

“Deixo aqui o meu elogio em relação à forma como trataram o meu Pai em todos os serviços do Hospital por onde passou. Entrou nas urgências onde lhe diagnosticaram um AVC e perante este quadro teve que ficar internado. Por vivermos tempos de COVID, não o podemos visitar, mas os enfermeiros e médicos sempre nos colocaram a par do estado do meu Pai e, principalmente na Medicina II, onde ele ficou mais tempo, ligaram todos os dias a fazer ponto de situação.

Estas atenções são fundamentais e preciosas em alturas como estas, por isso muito obrigada a todos os profissionais. A mim, receberam-me sempre com um sorriso na cara e um ar leve e bem-disposto, desde a receção e seguranças nas Urgência e no internamento aos médicos e enfermeiros das enfermarias. Apesar de tudo, espero não vos voltar a ver tão cedo 😉”

“Continuem com esta garra e dedicação”  

“A minha neta, de 2 anos e 5 meses, foi atendida na última semana três vezes na vossa urgência pediátrica. Venho manifestar o meu agradecimento a todos envolvidos na urgência e internamento pediátrico que desempenharam com eficiência e profissionalismo o seu papel de soldados da linha da frente numa situação agravada de pandemia como a que nos encontramos.

Para os pais e avós saberem que podem confiar no SNS tem um valor inestimável. Nunca desistiram até encontrarem a razão que provocava aquela febre altíssima.

Agradeço a todos e a cada um o seu dedicado empenho na saúde dos nossos pequeninos de hoje, homens e mulheres de amanhã. Mais uma vez, bem-haja e continuem com esta garra e dedicação.”

“Foram de um grande profissionalismo”  

Venho desta forma agradecer a todos os profissionais de saúde e auxiliares a forma como fui tratado nesse hospital. Desde o serviço de urgência, às equipas Covid até á Cardiologia, foram de um grande profissionalismo, uma imensa atenção de todos e dedicação ao doente. A todos o meu muito Obrigado e que todos estes profissionais tenham o reconhecimento que tanto merecem.”

“Tiveram a melhor das ações que poderíamos pedir neste momento”    

“Obrigada por hoje terem tornado menos penoso o duro processo de quem tem um familiar internado por COVID-19. O meu irmão hoje dirigiu-se ao Hospital, para saber notícias do meu Pai, e as pessoas que falaram com ele tiveram a melhor das ações que poderíamos pedir neste momento: agilizaram uma vídeo chamada para que o meu irmão e o meu Pai falassem. Estamos todos mais calmos agora. Um bem-haja, continuação de bom trabalho. 💛”

“Agradeço de todo o coração por diariamente darem a vossa vida por todos nós”   

“Estive internada com uma Pneumonia derivado à COVID. Gostaria muito de agradecer a toda a equipa por o tempo que dispensaram a cuidarem tão bem de mim durante todos os dias do meu internamento, e pela V/extrema dedicação, dia e noite. Sei que não conseguiria estar viva se não fosse pela força de Deus e pela vossa extrema dedicação e preciosa ajuda. Agradeço de todo o coração por diariamente darem a vossa vida por todos nós, lutando tanto para salvarem o maior número de vidas possível, mesmo que para o fazerem estejam a arriscara vossa própria vida, e a deixarem muitas vezes de estar com os vossos para estarem a cuidar de nós. Sem dúvida que a V/profissão é uma das profissões mais louváveis e importantes à face da terra, por tudo: um muito obrigada!”

“Foram absolutamente incansáveis nunca recusando um pedido”   

“Infelizmente fui uma das muitas pessoas que contraíram COVID-19. Recorri ao HFF no dia 16 de janeiro. Atendido de imediato acabei sendo internado no serviço MEDICINA II A.

Como é do conhecimento geral os cenários com que me deparei denotavam já naquela altura grande stress e apreensão. Grande afluência de pessoas com problemas respiratórios que facilmente se percebiam graves.

Apesar de exaustos, stressados, sem poderem sequer fazer uma pausa, todos os profissionais de saúde com quem me cruzei e me trataram, foram absolutamente incansáveis nunca recusando um pedido, oferecendo o seu trabalho e simpatia para todos os doentes. Para todos estes profissionais, gostaria de enviar os meus maiores agradecimentos, esperando que consigam continuar a encontrar forças para continuar este extraordinário trabalho.”

“Muito obrigado pelo vosso trabalho”   

“Numa altura e num momento em que a situação epidemiológica agravou e em que imensas dificuldades se vão sentido, principalmente no seio hospitalar, quero-vos deixar uma palavra de esperança, enquanto português. Muito obrigado pelo vosso trabalho! Muita força e um abraço solidário!”

“Mais que super-heróis, vocês são super-humanos”    

“A minha Tia era mais que uma Mãe para mim, apenas não me carregou na barriga. Uma infeção levou-a para o Vosso Hospital.

Vocês permitiram-me a oportunidade de estar próximo, de me despedir, de poder fazer vídeo chamadas para que o irmão dela, meu Pai, se despedisse também. A vossa compaixão de alguma forma aliviou o nosso sofrimento, permitiu-nos iniciar um luto de forma mais humana e natural. Bem hajam por isso.

Para finalizar, vivi naqueles momentos algo que nunca imaginei, o “medo tinha cheiro” por aqueles dias. Todavia vi a vossa equipa a reagir funcionalmente e profissionalmente, a enfrentar olhos nos olhos o terror do COVID, a estarem presentes para quem precisa de vós, a desempenharem a vossa missão de forma dedicada e vocacionada.

Como cidadão deste país, saúdo-vos e reconheço o vosso esforço ilimitado, a vossa capacidade de sacrifício e sofrimento em prol de outros. Bem hajam por tudo. Mais que super-heróis, vocês são super-humanos.”

“Estou eternamente grato pelo vosso empenho e dedicação”   

“Não passando 24 horas após a minha alta hospitalar dos vossos serviços Medicina Interna na Torre da Amadora 6.º piso, não quero mais uma vez deixar de agradecer e agora por escrito o quanto fui bem tratado por todos os profissionais dessa unidade hospitalar sem exceção desde os Médicos aos Enfermeiros e Assistentes Auxiliares. Este é o meu reconhecimento sincero e profundo pelo vosso excelente trabalho pelo qual nunca vou saber como retribuir e estou eternamente grato pelo vosso empenho e dedicação.

Sem mais nada para dizer porque as palavras faltam-me e não quero tornar-me repetitivo agradeço do fundo do coração a todos. Muito Obrigado!”

“Profissional humana e carinhosa”  

“Venho por este meio fazer um louvor à telefonista D. Paula Carreira, pelo profissionalismo do atendimento, dedicação pela posição que ocupa, conhecedora do funcionamento da instituição para a qual trabalha e a forma humana e carinhosa com que me tem vindo a atender. Tenho a minha mãe internada, com 96 anos, agora longe de mim, só é possível saber notícias através dos “grandes” profissionais de saúde e desta profissional telefonista.”

“Vocês salvaram a minha vida e fizeram a diferença”

“A minha situação se agravou e fui para o hospital e fui internado neste momento eu estava já com dificuldades de raciocínio meu cérebro estava sendo atacado pelo vírus, dois dias de hospital o vírus atacou meu pulmão eu fui para o tratamento intensivo. Foram dias tenso e com muita dor e sofrimento, convive com mais três senhoras no quarto com estado crítico. Neste momento quero ressaltar algumas questões de vivenciei:

1ª O profissionalismo dos profissionais de saúde, sempre extremamente cuidadosos com os medicamentos tratamento e busca pela recuperação da minha saúde.

2ª O carinho e amor humano, mesmo com a situação crítico e de alguns pacientes com interrupções a todo momento, a noite toda, os profissionais sempre trataram as pessoas de forma carinhosa “Meu amor”, “Meu querido” alguns até fazendo carinho para acalmar o paciente. Essa postura me chamou muito a atenção pois são profissionais que tem uma preocupação humana, um amor, um cuidado para com o próximo que se toda a humanidade entendesse isso seriamos um planeta muito melhor.

Para mim esses profissionais são anjos da guarda, seres humanos incríveis e que eu desejo de todo o meu coração puro, que Deus devolva toda essa energia positiva para vossas vidas. Fiquem com Deus e continuem sendo esses seres humanos exemplares pois vocês salvaram a minha vida e fizeram a diferença.”