Profissionais do HFF recebem Bolsa para Investigação no Cancro da Mama Triplo Negativo  

8 Março, 2025

O projeto “Identificação de Neutrófilos Específicos para Melhorar a Eficácia da Imunoterapia no Cancro da Mama Triplo Negativo”, foi distinguido com uma bolsa de investigação na 10ª Edição do Programa Gilead Génese.

Focado no cancro da mama triplo negativo – um subtipo com poucas opções terapêuticas e prognóstico desfavorável – o projeto explora a imunoterapia, como uma abordagem promissora para as doentes com este tipo de cancro. A imunoterapia tem como objetivo estimular os linfócitos do sistema imunitário para ajudar a eliminar as células do tumor, mas o seu sucesso é ainda limitado.

Os neutrófilos, células do sistema imunitário que, normalmente, defendem o organismo, podem, em alguns subtipos, favorecer a progressão tumoral e a resistência aos tratamentos. O estudo propõe identificar os subtipos de neutrófilos clinicamente relevantes, que possam servir como marcadores preditivos da resposta à imunoterapia, ajudando a selecionar as doentes que mais podem beneficiar do tratamento.

Além disso, a investigação tem como objetivo a identificação de subpopulações de neutrófilos que poderão servir de novos alvos terapêuticos para o desenvolvimento de imunoterapia mais eficazes.

Este financiamento permitirá dar continuidade ao trabalho de investigação desenvolvido na NOVA Medical School em estreita colaboração com o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e a Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra.