Programa UP: apoia jovens no desenvolvimento de competências para a vida adulta

15 Março, 2022

O Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência (SPSMIA) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) está a levar a cabo o Programa UP, uma iniciativa pensada para jovens com psicopatologia, com o objetivo de os ajudar a desenvolver competências e autonomia necessárias para a transição para a vida adulta.

A iniciativa viu a sua 1.ª edição realizar-se no passado ano letivo, de setembro a julho de 2021. A 2.ª edição teve início no passado mês de novembro, termina em junho e dá apoio a cinco jovens, com 17 e 18 anos.

A previsão é de um total de 22 sessões, com duração de uma 1h30, a decorrer nas três primeiras sextas-feiras de cada mês. O projeto nasceu da necessidade de jovens em acompanhamento no Serviço de Pedopsiquiatria terem uma intervenção de grupo dirigida à promoção de autonomia, integração social e orientação profissional.

Daniela Leite, assistente social, e Vasco Ferreira, interno de Pedopsiquiatria, são os profissionais que desenvolvem estas sessões e que dão apoio aos cinco jovens que integram o projeto.

“O SPSMIA acompanha crianças e jovens, entre os 4 e os 18 anos.
Porém, sentimos que os jovens que acompanhamos, devido à sua psicopatologia, sentem dificuldades a nível da integração escolar e da definição dos projetos de vida. São jovens cujas condições em que vivem os tornam mais frágeis, pela sua patologia e porque alguns vêm de meios destruturados, com dificuldade de acesso a determinados recursos”, afirma Vasco Ferreira.

Daniela Leite continua: “Pensamos que teríamos de criar algo para estes jovens, que estão mais desligados da escola ou que não sabem muito bem o que querem ou que, por vezes, até são excluídos da escola. Criámos estas sessões, com o objetivo de favorecer a autonomia dos jovens e a sua integração escolar ou profissional.”

São muitas as atividades e as áreas abordadas durante as sessões, Daniela Leite e Vasco Ferreira referem que as temáticas variam entre orientação para o trabalho e formação, por vezes, com a intervenção de profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional e, até, com visitas ao centro da área de residência; como fazer um currículo e preparar uma entrevista de emprego; organização e gestão de tempo; promoção de autonomia para as tarefas diárias; voluntariado; entre outras.

O nome do projeto foi inspirado no Filme Up – Altamente, baseando-se na importância dos nossos sonhos e dos nossos objetivos. O balanço da primeira edição foi positivo, estando os profissionais do projeto a sedimentar alguns aspetos e a produzir materiais para dar apoio aos jovens desta 2.ª edição e das que se seguem.