Há dois anos Portugal registava os primeiros casos de covid-19

14 Março, 2022

Estima-se que meses e anos depois da infeção por COVID-19, centenas de milhares de portugueses sofram da chamada síndrome pós-covid, com vários sintomas.

Marta Jonet, médica de medicina interna no Hospital Fernando Fonseca, fala sobre a consulta pós-covid do HFF, uma consulta especializada para acompanhamento e reabilitação de doentes com sequelas persistentes, após infeção pelo SARS-CoV-2.

Os doentes acompanhados nesta consulta especializada do HFF apontam o cansaço fácil e persistente, bem como a dificuldade em respirar, como as queixas mais frequentes.

A síndrome pós-covid ocorre em casos de doentes que tiveram manifestações da doença Covid, e em doentes infetados que não necessitaram de internamento hospitalar, ventilação ou oxigenoterapia. Pode manifestar-se enquanto síndrome pós-agudo, quando os sintomas persistem após três semanas do diagnóstico COVID-19, ou enquanto síndrome crónico: neste caso, quando os sintomas persistem para além das 12 semanas após o diagnóstico.

A reportagem da RTP: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ha-dois-anos-portugal-registava-os-primeiros-casos-de-covid-19_v1388444