Rui Bacelos Silva participa no Congresso EAPS 2022

28 Outubro, 2022

Rui Bacelos Silva, enfermeiro da Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Neonatais (UCIEN) e da Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Pediátricos (UCIEP) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), participou no Congresso da European Academy of Paediatric Societies (EAPS) 2022, que se realizou entre os dias 7 e 11 de outubro, em Barcelona, e que contou com a participação de membros de três sociedades europeias das áreas pediátrica e neonatal.

Durante a iniciativa, Rui Bacelos Silva fez uma apresentação com o tema “Superar as barreiras da utilização da ventilação não invasiva”. “Foi uma experiência muito enriquecedora poder partilhar a minha experiência com os colegas, no que diz respeito à ventilação não invasiva dos doentes e à superação das barreiras com que nos deparamos aquando da nossa intervenção”, refere.

Também vice-presidente da Secção Científica de Enfermagem da European Society of Paediatric and Neonatal Intensive Care (ESPNIC), o enfermeiro do HFF fez parte do corpo organizativo da iniciativa, tendo sido responsável pela avaliação de vários posters e comunicações orais. Foi um dos membros organizadores do pré-curso subordinado ao tema “Desenvolvimento Académico e Processo de Investigação em Enfermagem”, tendo partilhado conhecimento sobre o seu percurso de especialidade com mestrado integrado, que realizou entre 2014-2015.

Atualmente, Rui Bacelos Silva exerce funções de chefe de equipa e faz parte da Equipa de Reanimação do HFF, enquanto instrutor de Suporte Avançado de Vida Pediátrico e elemento da Equipa de Reanimação Neonatal. Colabora com a equipa instrutora do Curso de Ventilação Não Invasiva Pediátrica, estruturado pela equipa médica e de enfermagem da UCIEP.