Dia Mundial da Terapia Ocupacional – “Oportunidade + Escolha = Justiça”

27 Outubro, 2022

Hoje é Dia Mundial da Terapia Ocupacional. “O tema mundial para este ano é ‘Oportunidade + Escolha = Justiça’. Pretende demonstrar-se como a Terapia Ocupacional oferece mais oportunidades e opções para promover uma sociedade mais aberta e justa. No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), as e os terapeutas ocupacionais levam a cabo o seu trabalho, “com o objetivo de capacitar as pessoas para a ocupação, de forma a promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida”, afirma Ana Lima, técnica coordenadora dos terapeutas ocupacionais do Departamento de Saúde Mental do HFF e representante dos terapeutas ocupacionais no Conselho dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica do Hospital.

Ana Lima explica ainda: “Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade).”

A Terapia Ocupacional do HFF é uma profissão que faz parte do Departamento de Saúde Mental (DSM), desde outubro 1996, e do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (SMFR), desde 1997.Existem dez terapeutas ocupacionais no HFF, seis no DSM – cinco no Serviço de Psiquiatria de Adultos e um no Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência – e quatro no SMFR.

No Departamento de Saúde Mental, as e os terapeutas ocupacionais atuam junto de adultos, adolescentes e crianças com perturbações mentais que num determinado momento viram o seu desempenho ocupacional alterado.

Com o objetivo de promover a sua reintegração familiar e socio-ocupacional a/o terapeuta, através de uma abordagem única, específica e centrada na pessoa, vai facilitar o desempenho eficaz dos papéis ocupacionais pelos quais é responsável e nos quais é desejável participar, de acordo com a fase de vida em que se encontra.

O processo terapêutico pode decorrer individualmente ou em grupo, promovendo e potencializando a funcionalidade no dia a dia.

No SMFR, as e os terapeutas ocupacionais exercem a sua intervenção junto de pessoas que, em alguma fase da sua vida, viram o seu desempenho nessas ocupações ser alterado por alguma patologia ou evento traumatológico.

Deste modo, a/o terapeuta ocupacional intervém com pessoas com as mais diversas condições na área da Neurologia, Músculo-esquelética, Pediatria, Cirurgia da Mão, entre outras.

Através do uso de técnicas terapêuticas inseridas em atividades, a/o terapeuta promove a melhoria do desempenho nas ocupações referidas como importantes para aquela pessoa, de acordo com os objetivos traçados no plano individual delineado. Através da análise da ocupação, do desenvolvimento de competências, da redefinição dos estilos de vida e de adaptações ambientais, a/o terapeuta promove, tão depressa quando possível, o retorno ao desempenho de todos os papéis da pessoa na sociedade.

O Hospital agradece o empenho e dedicação de toda a equipa de terapeutas ocupacionais, em benefício das e dos utentes do HFF.