Segurança do Doente: colaboradora do HFF participa em livro sobre a temática

13 Setembro, 2021

Assinala-se na próxima sexta-feira, dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Doente. É também nesse dia que é apresentado o livro “Guia Prático para a Segurança do Doente” o qual contou com a participação de Carla Rocha, colaboradora do Serviço de Qualidade e Segurança do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). 

Este livro, publicado pela editora técnica LIDEL, destina-se a todos os profissionais que trabalham na área da saúde e apresenta, de uma forma simples, sistematizada e prática, um roteiro para a compreensão dos principais conceitos, ferramentas e desafios no âmbito da qualidade e segurança. A Segurança do Doente é um desígnio para todas as organizações de saúde e será cada vez mais uma realidade presente, pois é fundamental para alcançar cuidados de saúde de qualidade, que traduzam eficiência e equidade para todos e, consequentemente, ganhos em saúde. 

O desafio traçado a Carla Rocha, colaboradora do HFF, passou pelo desenvolvimento, em coautoria, de duas temáticas. A primeira sobre a “Healthcare Failure Mode and Effect Analysis (HFMEA)”, uma metodologia proactiva de identificação de modos potenciais de falha, os seus efeitos e os seus fatores causais com o objetivo de definir ações para reduzir ou eliminar as potenciais falhas identificadas e assim promover a segurança e a qualidade na prestação de cuidados de saúde. 

O segundo tema proposto, desenvolvido também em coautoria, foi a “Segurança na Gestão Ambiental e das Instalações nas Unidades de Saúde”. Neste caso pretende-se apresentar de uma forma simples, objetiva e sistematizada alguns dos riscos relacionados com o ambiente e com e com as instalações nas organizações de saúde. 

 “Foi com bastante satisfação que recebi o convite por parte da equipa coordenadora do livro, na sequência de diversos projetos desenvolvidos em conjunto e alguns trabalhos académicos”, refere Carla Rocha. “O trabalho realizado em coautoria permitiu as mais variadas trocas de experiências e realidades, representando claramente um ganho a nível profissional, pois a qualidade e segurança são duas áreas a que o HFF dá grande importância”, conclui esta profissional, licenciada em Saúde Ambiental e em Engenharia de Segurança no Trabalho, tendo também um curso de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Escola Nacional de Saúde Pública. 

No “Guia Prático para a Segurança do Doente”, os vários capítulos proporcionam um leque de informação e de instrumentos da área da gestão da qualidade, da literacia em saúde e da segurança dos cuidados, para que os possa enquadrar na sua realidade e contexto de trabalho, de forma a promover continuamente práticas e cuidados de saúde mais seguros. Este livro é destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, ou gestores ou decisores na área da saúde. 

A apresentação desta publicação terá lugar no próximo dia 17 de setembro, sexta-feira, às 18h15, no Palácio da Rocha do Conde D’Óbidos, em Lisboa. O evento irá contar com as intervenções dos Coordenadores da obra, Fernando Barroso, Leila Sales e Susana Ramos, com a apresentação do Guia a cargo do Professor Doutor José Fragata, autor do Prefácio da publicação. 

Atendendo às regras de contingência e para que a organização possa controlar a capacidade do espaço (150 lugares sentados), é necessário confirmação de presença através do preenchimento do formulário online, sendo necessário ser portador do Certificado Digital COVID ou de comprovativo de realização de teste rápido antigénio efetuado há menos de 48 horas. O uso de máscara é obrigatório. 

Pode encontrar mais informações sobre este Guia aqui.