O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) retomou hoje a realização das Sessões Clínicas, onde o objetivo é promover a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde e dar a conhecer as diferentes áreas de trabalho. Após a sua suspensão em março de 2020, devido à pandemia, voltam a acontecer num formato híbrido: presencial e online, permitindo desta forma a participação do maior número possível de profissionais tendo em conta as regras sanitárias em vigor.
As Sessões Clínicas realizar-se-ão todas as quintas-feiras, entre as 8:30h e as 9:30h, no anfiteatro do HFF, adaptado às novas exigências, e por TEAMS. Estas sessões “são relevantes para a prática clínica, pela partilha de conhecimentos, discussão, debate e encontro de profissionais dos diversos serviços, o que tem acontecido tão fugazmente nos últimos meses”, refere Diana Sousa Mendes, médica e coordenadora da Unidade de Formação e Ensino do HFF.
Para Ana Valverde, médica e Diretora Clínica do HFF “no último ano a pandemia marcou as nossas vidas. Nesse período de tempo muito aconteceu e muito aprendemos, destacando-se sobretudo a grande capacidade de adaptação à nova realidade”. Felizmente, começa a ser possível a recuperação de alguns hábitos, naturalmente adaptados às novas exigências e “a retoma da normalidade possível é algo que todos ambicionamos e é agora possível voltar a realizar estes encontros de trabalho fundamentais para a nossa prática clínica”, diz Ana Valverde.
O reinício das Sessões Clínicas vai reavivar o espírito crítico e de aprendizagem que sempre tem caracterizado os profissionais do HFF. Mesmo com as contingências que continuarão a persistir durante os próximos meses, esta iniciativa é de grande relevância para a Instituição e para os profissionais de saúde que cá trabalham, pois contribui para a corporização daquela que é a missão do Hospital: prestar cuidados de saúde diferenciados e de acordo com o estado da arte clínica.
A sessão de hoje foi dedicada a um tema que interessa a profissionais e utentes nos dias de hoje, pelo impacto que já tem no nosso dia-a-dia e pelas mudanças a que iremos ser sujeitos no futuro próximo: “Sistemas Digitais na Saúde e Mudanças no Paradigma Médico”, apresentado pelo Professor Henrique Martins, médico e gestor que tem vasto currículo nesta temática. Foi, por exemplo, um dos responsáveis pela implementação das receitas desmaterializadas em Portugal.
Após a Diretora Clínica ter aberto esta 1ª sessão de 2021, o palestrante apresentou alguns dos pontos essenciais relacionados com digitalização na Saúde, dos quais destacamos os seguintes:
Deixou algumas questões para outros encontros e debates: O que ético fazer aos dados? Será possível ensinar ética a robots?
A próxima sessão será da responsabilidade do Serviço Cirurgia Geral do HFF, e terá como tema “Traumatismo torácico, uma revisão teórico-prática”, realiza-se na quinta-feira dia 16 de setembro. Após cada sessão estas ficam guardadas online para que todos aqueles que não tiveram oportunidade de participar possam aceder às mesmas.