Serviço de Farmácia do HFF: um trabalho essencial

Hoje revelamos um trabalho que é feito nos bastidores de um hospital: a preparação da medicação em contexto de Farmácia Hospitalar. Neste caso específico a preparação das doses da Vacina contra a COVID-19 que foram administradas aos profissionais de saúde do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

A equipa do Serviço de Farmácia, composta por Farmacêuticos, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Auxiliares de Ação Médica, Administrativos e Gestor, assegura a gestão, armazenamento, preparação, controlo e distribuição da medicação pelos diferentes serviços do hospital, orientando o uso da medicação conforme a sua eficiência, de acordo com o tratamento de cada utente.  Um trabalho muitas vezes invisível, mas verdadeiramente fundamental para que o Hospital possa prestar cuidados de saúde de qualidade.

No contexto da vacinação contra a COVID-19, os Farmacêuticos e Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica têm a seu cargo a preparação das doses da vacina que chegam ao HFF para serem administradas aos profissionais de saúde. Esta vacina requer um processo de manipulação assegurado por estes técnicos especializados, que têm cumprido de forma notável esta importante missão.

Até ao momento o HFF teve duas fases de vacinação contra a COVID-19, as quais decorreram de 29 a 30 de dezembro de 2020 e de 5 a 7 de janeiro de 2021. Foram vacinados 1.830 profissionais.