Enfermeira do HFF conquista título da World Amateur Bodybuilding Association

15 Janeiro, 2021

Apresentamos-lhe a vencedora da categoria “Miss Model” do concurso internacional Miss Universo 2020 da World Amateur Bodybuilding Association (WABBA International ) , realizado em Portugal no passado mês de dezembro. Trata-se da nossa colega Verónica Freire, enfermeira do serviço de Ortopedia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca  (HFF).

Contrariando estereótipos infelizmente ainda em voga, há muito mais por detrás deste físico invejável. É que para além da exigência do referido serviço e do contributo com muitos turnos extra, a nossa colega está ainda a concluir a especialidade e a frequentar um mestrado na Universidade Católica.

Como é possível tanto desafio ao mesmo tempo? Com “organização, disciplina e foco”, diz a enfermeira Verónica Freire, que há 12 anos que pratica ginásio regularmente com o objetivo de se manter saudável.

“Há cinco anos que acompanho o culturismo em Portugal e algumas pessoas desafiaram-me a iniciar uma preparação para competição, mas eu tinha sempre uma desculpa, ou era o trabalho por turnos no hospital, ou era a especialidade, ou era o campeonato do basquetebol”, diz Verónica Freire. Mas, no final de contas, era “falta de coragem e vontade” que impediam que desse esse passo.

Em 2020, já em plena época de combate do COVID-19, alguém lançou a provocação a esta profissional de saúde do HFF: “com o trabalho que tens em plena pandemia e a tirares o mestrado jamais conseguirás!”. De forma quase imediata arregaçou as mangas e a apenas oito semanas da prova em que viria a participar, iniciou a preparação.

“Nem por um momento vacilei, tendo cumprido tudo à risca para provar que sou capaz!”, diz Verónica Freire. O mais fácil?: “o treino”. O mais difícil?: “a dieta restrita hipocalórica”. O mais prazeroso?: “ver o corpo mudar de dia para dia e perceber que nada é impossível se tudo for cumprido”, diz-nos a enfermeira do HFF.

A vitória nesta primeira prova em que participou significa que para além da Taça de “Miss Model” ganhou também um denominado “Pro Card”. O que isso significa? Que neste momento é considerada atleta profissional da WABBA.

Mas a enfermeira Verónica Freire faz questão de deixar um agradecimento: “aos meus colegas de trabalho que me deram força nos turnos que antecederam a prova, não permitindo que vacilasse, transmitindo-me a energia que precisava!”. Foi, também aqui, tal como acontece no Hospital, um verdadeiro trabalho de equipa.

Parabéns, enfermeira Verónica Freire! O HFF está orgulhoso deste feito que alcançou!