Serviço de Neonatologia promove a reflexão sobre a importância da gestão nutricional nos recém-nascidos  

15 Maio, 2022

A equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) dá continuidade ao ciclo de Reuniões Científicas “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”.

Sob a coordenação de Sónia Semião, enfermeira-chefe do Serviço de Neonatologia, a equipa de Enfermagem promove a sua 4ª Reunião Científica subordinada ao tema “A Importância da Gestão Nutricional no Recém-nascido de Alto Risco”, que se realizará no próximo dia 16 de maio, pelas 17h, em formato webinar.

A gestão nutricional nos recém-nascidos pré-termo e gravemente doentes é fundamental devido à “sua influência na sobrevivência, crescimento e desenvolvimento”, refere Leonor Antunes, especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e moderadora da sessão. A enfermeira Ana Lúcia Brantes, responsável pelo projeto e doutoranda em Enfermagem (na área da alimentação do recém-nascido prematuro), acrescenta que é a imaturidade metabólica e a menor reserva nutricional que torna estes recém-nascidos mais susceptíveis a um “inadequado suporte nutricional” e, consequentemente, a um “maior risco de desnutrição ou de ganho ponderal inadequado”.

Neste webinar contamos, assim, com a participação da enfermeira Izabela Andrzejewska (Chelsea and Westminster NHS Foundation: Coordenadora da Neonatologia), da enfermeira Sara Abdula (Chelsea and Westminster NHS Foundation: Neonatologia) e do Pediatra Manuel Cunha (Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida: Coordenador da Unidade de Neonatologia e Departamento da Criança), que abordarão a importância de uma adequada nutrição nesta população vulnerável, assim como os desafios existentes na transição para a alimentação entérica e oral, na promoção do aleitamento materno e na importância da fortificação do leite materno para o crescimento e desenvolvimento.

A participação nas Reuniões Científicas é gratuita, mas está sujeita a inscrição através do seguinte link: https://forms.office.com/r/WKXmMFRSQQ

Esta iniciativa integra-se no ciclo de Reuniões Científicas subordinadas ao tema “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”, cujo objetivo é promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da Neonatologia.

Em caso de dúvidas ou sugestões de temas para discussão, pode contactar a comissão organizadora através do seguinte email: rc-neonatologia@hff.min-saude.pt