Técnicas e técnicos de Anatomia Patológica participam em Congresso Luso-Brasileiro

11 Outubro, 2022

As técnicas e os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) do Serviço de Anatomia Patológica (SAP) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) foram convidadas/os a participar e a fazer as suas apresentações no Congresso On-Line Luso-Brasileiro de Ciências Laboratoriais, que se realiza entre os dias 13 e 15 de outubro de 2022.

O evento vai contar com a participação de sete técnicas e técnicos do SAP: Mário Lagaillarde, da área da Qualidade; Leontino Lampreia, da área da Macroscopia; Ana Pereira, da área da Histopatologia; Diana Figueiredo, da área da Citopatologia; Manuela Novo, da área de Técnicas Complementares de Histoquímica e Imunohistoquímica; Ana Rodrigues, da área de Microscopia Eletrónica; e Katia Reis, da área de Tanatologia.

“Uma vez que foi dada alguma liberdade às/aos participantes quanto aos conteúdos, decidimos enquadrar a apresentação como a “prática do SAP do HFF”, apoiada na vertente da Qualidade. De referir que são ainda escassos os Serviços de Anatomia Patológica em Portugal com certificação (ISO 9001:2000), estando o SAP do HFF certificado desde 2005”, afirma Mário Lagaillarde, técnico coordenador referido Serviço.

O SAP do HFF está em atividade desde 1995. Distribuído por dois pisos, está funcionalmente dividido nas áreas de Macroscopia, Citopatologia, Histopatologia, Fetopatologia e Tanatologia; nas técnicas complementares de Histoquímica, Imunocitoquímica e Microscopia Eletrónica; e ainda Casa Mortuária. Conta com uma equipa multidisciplinar de médicas e médicos anatomopatologistas, técnicas e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes administrativas/os, auxiliares de ação médica e técnicas e técnicos superiores de saúde, num total de cerca de 33 profissionais.